ACP assinala 100ª edição do Mapa das Estradas com exposição

"Pelos caminhos de Portugal - 100 edições do Mapa das Estradas ACP" é o titulo da exposição que, de 23 de abril a 28 de junho, assinalará a 100ª edição do icónico mapa.

ACP
Exposição "Pelos caminhos de Portugal - 100 edições do Mapa das Estradas ACP" - ®DR

 

A rara 1ª edição de 1913, o 2º mapa “em livro” do final dos anos 20, a edição com a primeira autoestrada, ou o célebre mapa de 1973 que serviu de base às operações militares do 25 de abril, são algumas das curiosidades que irão estar patentes ao público.

O Mapa das Estradas ACP teve a sua primeira publicação em 1913 tendo registado um interregno, por motivos não conhecidos, desde essa data até 1929. Retomada a publicação, a forma rigorosa como foi acompanhando a evolução da rede rodoviária nacional, deu-lhe a merecida relevância sendo que, na década de 50 foi considerada a carta mais fiável pela Administração Pública, que a usava como referência para contar os quilómetros percorridos pelos funcionários do Estado. Dado o seu grau de fiabilidade e “por ter uma dimensão que facilitava a consulta e porque rapidamente ficava a saber as quilometragens percorridas e os tempos que demoravam as colunas militares”, o mapa de 1973 foi o escolhido por Otelo Saraiva de Carvalho, comandante das operações do MFA, para planear as deslocações dos militares revoltosos de todo o País até Lisboa.

Cem anos será muito tempo, mas o Mapa das Estradas ACP continua a crescer, mantem o seu rigor e fiabilidade sendo ainda hoje, apesar das tecnologias disponíveis, um instrumento importante para quem se desloca …… que curiosamente continua a ser disponibilizado gratuitamente aos sócios do clube.