“Em Abril Flores Mil”

De 19 de abril a 5 de maio a Vila Morena celebra abril com flores à mesa

Grandola
Em Abril Flores Mil - ®DR

 

A 5.ª edição de “Em Abril Flores Mil” arranca no próximo dia 19 com uma Mostra Gastronómica dedicada às flores. Amores–perfeitos, flor de borragem, pétalas de rosa, pétalas de cravo, capuchinhas, violetas, margaridas, flor de alecrim, flor de carqueja, rosas, begónias ou brincos de rainha são algumas das flores comestíveis que decoram com sabores e fragâncias coloridas as quatro dezenas de pratos culinários que podem ser apreciados em 13 restaurantes do concelho de Grândola.

A iniciativa “Em Abril Flores Mil” promovida pelo Município de Grândola no âmbito das Comemorações de Abril, explora a coincidência do símbolo da revolução do 25 de Abril ser uma flor – o cravo vermelho, das celebrações anuais ocorrerem em plena primavera e das tendências da nova cozinha, que recorrem cada vez mais à inclusão de produtos novos, incluindo as flores comestíveis, nas mais variadas criações de pratos culinários. O programa deste ano privilegia ainda a realização de atividades ao ar livre. No dia 21 há uma amostragem de insetos, na praia da Aberta Nova, dirigida pela equipa de investigadores do projeto Lista Vermelha de Invertebrados, que pretende contribuir para a amostragem da diversidade de insetos em Sítios de Importância Comunitária da Rede Natura 2000. No dia do aniversário dos 45 anos do 25 de Abril realiza-se um Passeio Pedestre pela Rota Serra de Grândola e no dia 1 de maio, o Eco-Parque Montinho da Ribeira é o palco das comemorações do Dia do Trabalhador.

Sob o lema “Explorar, Experimentar e Saborear”, o Chefe Jorge Rodrigues do restaurante “Casa do Chef” explica, no dia 27, como combinar a cozinha regional e tradicional portuguesa com toques mediterrânicos com a cozinha criativa que introduz novos ingredientes, sabores e texturas frescas e saborosas. Nesta Oficina de Cozinha, o Chef vai confecionar: Sangria de Cidra, Flor de Courgette Crocante com Flor de Courgette e Flores de Begônia, Lascas de Bacalhau com Espargos com Folhas de Calêndula, Magret de Pato com Amor-Perfeito, Begônia, Borago, Brinco de princesa e Folhas de Rosa e Risotto de Cogumelos com Manjericão Fresco.

“O que nos dizem as flores” é o tema do Workshop, marcado para o dia 4 de maio, sobre o significado das flores dinamizado por Maria Manuel Costa no âmbito do Projeto emRaiz’Artes.

“Em Abril Flores Mil” termina no dia 5 de maio com um Desfile de Gigantones.