XIV Festival Gastronómico do Cabrito tem início a 24 de abril

Decorre de 24 abril a 1 de maio, na Lousã, o XIV Festival Gastronómico do Cabrito

Lousã
XIV Festival Gastronómico do Cabrito - ®DR

 

A XIV edição do Festival Gastronómico do Cabrito decorre na Lousã, de 24 de abril a 1 de maio, em treze restaurantes aderentes, nomeadamente Burgo, Tó dos Frangos, A Viscondessa (Hotel Palácio da Lousã), Borges, Gato, Sabores da Aldeia, Villa Lausana, Ti Lena, Mimosa da Beira, Sabor D’Art, Adega da Villa, Alto Padrão e Pancinhas.

A inovação não se esgota na estratégia da Autarquia, estando presente lado-a-lado com a tradição nas ementas dos restaurantes aderentes.

Os comensais terão – durante 8 dias – diversas variações ao seu dispor e que inclui Cabrito assado, no alguidar, grelhado, ensopado, à moda da serra, ou à moda do chef, o qual certamente agradará até aos mais exigentes.

Uma refeição num Festival Gastronómico na Lousã nunca estará completa sem o acompanhamento do Vinho de Foz de Arouce ou do Licor Beirão, e, para os paladares mais doces, sobremesas como tigelada, pudim, doces de autor, bolos vários, mousses variadas e doçaria da Pastelaria São Silvestre – elevadas com os sabores requintados do Mel DOP da Serra da Lousã e do Licor Beirão – transformarão esta experiência num momento inesquecível.

Para este ano a Autarquia apresenta como inovação o sorteio de um cabaz promocional com produtos do Concelho por restaurante, e de um sorteio final que irá oferecer um fim de semana num alojamento da Lousã.

Para aqueles que visitam a Lousã, as experiências únicas não se esgotam na Gastronomia de alto nível, podendo ser complementadas por uma visita às Aldeias do Xisto – 5 no Concelho – Castelo da Lousã (com inauguração das obras de qualificação e acessibilização agendada para o dia 27 de abril), Ermidas e Piscinas Naturais da Sra da Piedade, um passeio pelos Percursos Pedestres ou aproveitando a oferta cultural e desportiva da Autarquia, nesta altura também associada às Comemorações do 25 de Abril.

Esta iniciativa – marcante no calendário gastronómico do Concelho e da Região – insere-se na estratégia da Autarquia de promoção do território, produtos endógenos e dinamização do comércio tradicional e conta com o apoio do Turismo do Centro, AESL – Associação Empresarial da Serra da Lousã, Quinta de Foz de Arouce, Lousãmel, Licor Beirão, Pastelaria São Silvestre e Delta Cafés.