Páscoa marcada por greves na aviação no Sul da Europa

Pode não ser possivel aproveitar as férias da Páscoa como previa se tiver férias marcadas, enquanto as greves na aviação chegam a Portugal, Espanha e Itália.

SKYCOP
Páscoa marcada por greves na aviação no Sul da Europa - ®DR

 

A Páscoa é uma daquelas épocas do ano em que milhares de pessoas viajam para passar tempo com seus entes queridos. Se estiver entre os que viajam para ver as suas famílias durante esta semana santa, lembre-se de que as interrupções de voo podem acontecer. Mais passageiros significa uma maior procura, mas esse não é o único problema que pode causar atrasos e voos sobrelotados.

Greves e paralisações em Portugal, Espanha e Itália podem perturbar o voo de muitos passageiros durante as festas da Páscoa. O SINTAC – Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil emitiu, em nome dos trabalhadores da Ryanair e Groundlink, um pré-aviso de greve com início na terça-feira, dia 16, que se prolonga até dia 15 de julho.
De acordo com o SINTAC, ao abrigo do disposto no Art.º 534 do Código do Trabalho, estão previstas duas horas de greve ao início e ao fim de cada turno, respetivamente, assim como a todo o trabalho suplementar, exceto aos feriados.

Em Espanha, o início dos problemas pode também ocorrer mais cedo do que o previsto. A equipa de segurança do aeroporto de Madrid, pertencente ao sindicato ATES, ameaça iniciar a sua ação no dia 12 de abril. Diz-se que a greve é por tempo indeterminado, com o objetivo de lutar sobre os salários e escalas.

As equipas de Handling (equipas que prestam assistência em terra), pertencentes à Union Sindical Obrera e Union General de Trabajadores, estão a planear uma greve para o domingo de Páscoa, dia 21 de abril, e outra para dia 24 de abril. Pela lei espanhola, os sindicatos têm que obedecer aos regulamentos de “serviços mínimos”, mas mesmo assim a greve irá atingir a maior parte dos passageiros espanhóis, possivelmente interrompendo centenas de voos.

Itália também está prestes a ter alguma ação trabalhista. No dia 13 de abril, o pessoal da Alitalia entrará em greve por 24 horas e alguns trabalhadores nos dois principais aeroportos de Milão, Linate e Malpensa, também deixarão de funcionar. Os passageiros devem estar conscientes das possíveis interrupções e seguir a situação online.

É importante estar atento às atualizações emitias pelos aeroportos e companhias aéreas. De acordo com o Regulamento EC 261/2004, greves dos funcionários do aeroporto são uma circunstância extraordinária, fora do controlo da companhia aérea, e nesse sentido nenhuma compensação pode ser solicitada. Mas mesmo durante esse tipo de interrupção de voo os passageiros têm seus direitos, as companhias aéreas precisam de cuidar dos seus clientes. Mas se a interrupção não for causada pela greve, mas por uma questão técnica, de pessoal, etc., os passageiros têm direito a compensações e podem pedir ajuda à Skycop.

 

Sobre a SKYCOP:
A SKYCOP é uma empresa que defende os passageiros e seus direitos numa luta contra a má conduta das companhias aéreas em relação a reembolsos de voos. A plataforma online global da empresa, www.skycop.com, oferece a gestão simplificada de reclamações para voos atrasados, cancelados ou sobrelotados para passageiros em todo o mundo.
A SKYCOP e a sua equipa de profissionais com mais de 10 anos de experiência em negócios de aviação, direito e gestão de crédito estão empenhados em restaurar a justiça na relação companhia-passageiro e obter o que legitimamente pertence àqueles que são privados de seus direitos pessoais.