Retrato de um Douro íntimo para ver até sábado no Reservatório da Pasteleira, no Porto

Há "um retrato do Douro muito pouco convencional" para ver até sábado, 20 de abril, no Reservatório da Pasteleira. São imagens, objetos, sons e cheiros que concentram toda a região do Douro, de Barca d'Alva à Foz, presentes na exposição "Douro [DWR] 3 solos entre céu e terra".

Porto
Retrato de um Douro íntimo - ®DR

 

Com curadoria de Églantina Monteiro e Nuno Faria, a antropóloga e o diretor artístico do Centro Internacional das Artes de José de Guimarães transportaram para o futuro Museu da História da Cidade a exposição com que o Porto e o Douro se deram a conhecer, no final de 2018, no evento La Cité du Vin, em Bordéus.
Segundo os próprios, este retrato pouco convencional é articulado numa perspetiva de arte contemporânea, onde o visitante é convidado a perceber a relação de intimidade entre o Homem e a paisagem, da qual o Douro é resultado.
Para além de peças como um “Mapa do Paiz Vinhateiro do Alto Douro” desenhado pelo Barão de Forrester, uma esfera armilar gigante, 100 parras distintas que ajudam a identificar a enorme variedade de castas utilizadas para o vinho do Douro, amostras de solo de locais diferentes, fotografias de Domingos Alvão e de Emílio Biel, é possível ouvir sons e sentir cheiros que permitem uma vivência mais próxima e fiel desse Douro mais íntimo.
De entrada livre, “Douro [DWR] 3 solos entre céu e terra” tem cenografia por Bartira Ghoubar e estruturas concebidas pelo gabinete de arquitetos Skrei.
+Info: “Douro [DWR] 3 solos entre céu e terra” | Entrada livre
Até 20 de abril 2019
De 3ª feira a domingo das 10 às 18 horas
Reservatório da Pasteleira: Rua de Gomes Eanes de Azurara, 122, Porto