Seixal recebe primeira edição do Festival do Maio

Dias 10 e 11 de Maio o Parque Urbano do Seixal recebe a primeira edição do Festival do Maio.

Seixal
Seixal recebe primeira edição do Festival do Maio - ®DR

 

Duas noites de concertos que têm como objectivo fomentar propostas artísticas que tenham como elemento central do seu discurso a intervenção: desde a política à crítica social, do activismo ambiental às lutas contra a discriminação de raça e género, passando pelas questões relacionadas com a defesa das identidades culturais e dos direitos à autodeterminação.

A programação assenta em dois eixos fundamentais: a preservação da memória, trazendo a palco o legado histórico da música de intervenção e protesto; e as lutas actuais, dando voz a novos artistas e novos géneros musicais.

O primeiro dia do Festival, dia 10, conta com um dos mais icónicos artistas da música de intervenção feita em Portugal no antes e pós-25 de Abril: Fausto Bordalo Dias. Depois Capicua convida Sara Tavares e a rapper angolana Eva Rapdiva e apresentam Capicua & Mulheres da Lusofonia. A noite termina com Kusturica and The No Smoking Orchestra que nos traz os clássicos das bandas sonoras dos seus filmes, sempre bem acompanhado por uma das maiores bandas da música balcânica.

Dia 11 sobe ao palco Pedro Jóia e Quarteto Arabesco. Depois,  Canções para Revoluções – uma espectáculo único que reúne repertório representativo da música de intervenção de vários países do espaço geográfico ibero-americano e arranjado para orquestra sinfónica (Orquestra Sinfonietta de Lisboa) e Coro. Sem se perder a eficácia das mensagens e das melodias simples e directas, os novos arranjos de autoria de Pedro Moreira conferiram uma outra dimensão a canções como “Coro da Primavera” de José Afonso, “Cálice” de Chico Buarque, “Todo Cambia” de Mercedes Sosa ou “Hasta Siempre” de Carlos Puebla. Para as interpretar, um elenco composto por nomes da música popular – António ZambujoLura, Uxía e Vitorino – e do canto lírico – Marina Pacheco (soprano) e Mário Alves (Tenor). A direcção musical é assegurada pelo Maestro Cesário Costa.

O Festival do Maio termina com o DJ Set A REVOLUÇÃO NÃO PASSA NA TELEVISÃOLuís Varatojo DJ Set + VJ Homem do Leme, com uma selecção de música revolucionária de vários pontos do globo feita propositadamente para o evento.

O Festival do Maio é uma iniciativa da Câmara Municipal do Seixal, com direcção artística de Luís Varatojo e apoio Antena 1.