“Problema”:: o projecto em circulação no Funchal

O Teatro Municipal Baltazar Dias acolheu hoje a conferência de imprensa de apresentação do projeto “Problema”.

Teatro Municipal Baltazar Dias
Projecto “Problema” em circulação no Funchal - ®DR

 

O painel de intervenientes foi formado pela Dra. Sandra Nóbrega, Chefe de Divisão da Cultura e Turismo da Câmara Municipal do Funchal, entidade que apoia este projeto, Rodrigo Camacho, mentor do projeto, compositor e músico, Sandra de Freitas, Banco dos afetos da Escola Secundária Francisco Franco, Cristina Pestana, Projeto Gerar Percursos de Sucesso da Escola Secundária Francisco Franco e por Duarte Encarnação da Universidade da Madeira.

O madeirense Rodrigo Camacho regressa à terra natal para apresentar e circular por alguns espaços da cidade a instalação audiovisual interativa “problema”.

PROBLEMA é um apelo à ação, e é uma advertência, pois frequentemente esquecemo-nos de que temos um corpo; um que é simultaneamente físico, biológico, animal, social, cultural, político… O Rodrigo vê este trabalho como uma exploração poética da dicotomia entre as dimensões físicas e intelectuais e quer que a sua experiência sirva de tentativa de reconciliação dos nossos seres multidimensionais. Rumando via a um sentido de unidade, do infinitésimo ao de figura mais gargântua, do mais simples ao mais complexo, abstrato ou mesmo indescritível, todos os problemas serão bem-vindos para que sejam atirados adiante.

Tudo isto fica muitíssimo prático numa instalação audiovisual, cuja interface é – lá está – um saco de boxe! Aproxime-se dele e ser-lhe-á pedido algum problema que por ventura venha a ter no momento. Enquanto lhe é entregue um par de luvas, o seu problema já pairará num grande ecrã, e lá permanecerá, pacientemente à espera de qualquer que seja a coisa que você lhe venha a fazer.

A instalação esteve este ano no Artsdepot em Londres, e chega agora ao Funchal onde estará em itinerância de 23 a 30 de abril com passagens pela Escola Secundária Francisco Franco no dia 23, Porta 33 no dia 24, no Jardim Municipal nos dias 26 e 27, na Escola do Tanque dia 29 e por fim na sala dos Arcos na Reitoria da Universidade da Madeira no dia 30.