“Viagem às tradições”, em Estarreja

Conhecer as nossas raízes, as tradições, os costumes e as profissões do passado é fundamental para entender a nossa identidade cultural e fazer uma fiel recriação histórica do Mercado Antigo. Mas nem sempre é fácil escolher o traje adequado, em especial quando se procura respeitar com rigor a época histórica a que se reporta a recriação, entre o final do século XIX e o início do século XX.

Estarreja
“Viagem às tradições” - ®DR

 

Ciente dessas dificuldades que os estarrejenses possam vir a ter e com o intuito preservar memórias históricas comuns, que constroem a nossa identidade e determinam o que fomos e o que somos, o Município de Estarreja dará continuidade à iniciativa “Viagem às tradições”, numa visita às sedes dos ranchos e grupos etnográficos e de folclore do concelho, nos dias 5, 11, 18, 21 e 31 de maio.

Os cinco grupos aceitaram o desafio e abrem as suas portas para nos guiarem no tempo, num mostruário de trajes, partilhas de histórias, usos e memórias locais, que antecede a realização do Mercado Antigo de Estarreja.

Com mais esta ação e em parceria com os grupos etnográficos e de folclore do concelho, o Município pretende preservar a inestimável herança cultural, mantendo vivas as raízes.

Nos dias 8 e 9 de junho, embarque nesta Viagem às Tradições e participe na recriação do Mercado Antigo.

Vender no Mercado da Praça de 1812

Data de 1812 a criação pela Câmara Municipal de Estarreja do mercado, aos domingos de manhã, na praça de Estarreja, e de um pequeno mercado diário, mais vocacionado para os alimentos frescos. A recreação histórica do Mercado Antigo pretende relembrar o quotidiano do final do Séc. XIX ao início do Século XX, com espaços de venda, encenações, trajes, costumes e música tradicional, num rebuliço de feira popular carregada de emoções e de memórias que atravessam gerações e nos tocam porque fazem parte de nós.

 

Programa:

5 MAI. DOMINGO » 15H00
GRUPO ETNOGRÁFICO DA CASA DO POVO DE AVANCA
11 MAI. SÁBADO » 15H00
RANCHO FOLCL. “AS TRICANINHAS DO ANTUÔ
18 MAI. SÁBADO » 15H00
RANCHO F. “AS TRICANINHAS DE S. MIGUEL FERMELÔ
21 MAI. TERÇA » 21H00
GRUPO ETNOGRÁFICO DANÇAS D’ ALDEIA PARDILHÓ
31 MAI. SEXTA » 21H00
GRUPO FOLCLÓRICO E ETNOGRÁFICO DE VEIROS

 

Poderá fazer a sua inscrição aqui ou presencialmente na Casa Municipal da Cultura ou na Biblioteca Municipal de Estarreja.  

Transporte:  A Câmara Municipal assegura transporte para as sedes dos grupos

Ponto de encontro: Casa da Cultura

Nota: Os participantes que quiserem usufruir do transporte municipal devem comparecer 15 minutos antes da hora da visita junto à Casa da Cultura.

 

 

Fonte: CME/MF