SANTARÉM INAUGURA EXPOSIÇÃO “URBANIDADE – 150 ANOS DE ELEVAÇÃO DE SANTARÉM A CIDADE (1868-2018)”

A Câmara Municipal de Santarém inaugura na Casa do Brasil – Casa Pedro Álvares Cabral, no próximo sábado, dia 18 de maio, pelas 17h30, a Exposição "Urbanidade - 150 Anos de Elevação de Santarém a cidade (1868-2018)". O dia 18 de maio é a data em que, até 1940, se assinalou o Dia da Cidade. A Exposição passa em revista várias décadas da história de Santarém, através de antigas fotografias ou objetos, espólio relacionado com a história local.

Santarém
URBANIDADE - 150 ANOS DE ELEVAÇÃO DE SANTARÉM A CIDADE (1868-2018) - ®DR

 

No ano em que se comemoram os 150 anos da elevação de Santarém a cidade, inaugura-se esta exposição que vai estar patente até dia 24 de dezembro e que pretende mostrar através de imagens, “a alteração histórico-urbanística destes lugares da antiga vila e a sua transformação no tempo, retratando, quer as diferentes funções e atividades que aí ocorreram, quer os equipamentos que aí se instalam e que marcam a imagem da cidade romântica”.

Ao entrar na Casa do Brasil, logo na Receção, estão expostas as principais figuras que assinalam o Decreto da Elevação de Santarém a Cidade: Marquês Sá da Bandeira e o Rei D. Luis. A par destas duas importantes figuras, é feito um enquadramento da Exposição.

No Hall e no Bar, encontram-se aspetos da Defesa e Salvaguarda do património de Santarém: maquetas da Igreja da Trindade, Mosteiro de S. Domingos dos Frades de Santarém, Porta de Manços, entre outro espólio.

Nas arcadas exteriores e no Jardim, o/a visitante é convidado a fazer uma viagem pela arquitetura do período romântico e azulejaria.

Na primeira Sala, no 1º Piso está retratado o período da Monarquia (época de1868 a 1910), nomeadamente, os Transportes, a Ponte, o Hospital, o Sistema de Energia e água.

A 2ª Sala retrata o período da República – de 1910 a 1926, em 1919 – o Pronunciamento de 1919 que comemora este ano 100 anos e espólio da Sociedade Recreativa Operária e Caixeiros de Santarém. Nesta Sala também está exposto o Busto da República.

A 3ª Sala mostra o período do Estado Novo – de 1926 a 1974: estão retratadas as feiras, transportes, quadros com figuras de Salazar e Carmona, projeção de filmes da época e arquitetura. Modernista.

Na 4ª Sala está patente o período de 1974 até aos dias de hoje – Sala da Revolução, com referência à Revolução do 25 de Abril e à figura do Capitão Salgueiro Maia.

O/a visitante pode assistir à projeção de imagens desse período, a par da mostra de atividades culturais e sociais que tinham lugar durante esta época.

No dia da inauguração, atores do Veto Teatro Oficina – Círculo Cultural Scalabitano, do Centro Dramático Bernardo Santareno e alunos do Curso de Artes do Espetáculo da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado vão estar nos vários espaços da exposição, a evocar momentos dos diferentes períodos da história retratados nesta exposição.

“Nos últimos 150 anos Santarém procurou acertar o passo com outras cidades médias, no intuito de se afirmar como capital de distrito. Fortemente afetada pelas invasões francesas e pelas lutas liberais, foi-se modernizando ao sabor das novidades comerciais, artísticas, arquitetónicas e culturais do país e do mundo.

Com recurso a objetos, imagens e filmes, a exposição Urbanidade procura explorar as principais conquistas da jovem cidade, nos domínios do abastecimento e do saneamento público, dos transportes e comunicações, da cultura e do desporto, do ordenamento do território e do urbanismo, da educação e da saúde, dos espaços verdes e equipamentos coletivos e da defesa, segurança e proteção civil, buscando recriar ambiências de um passado ainda bem presente na memória dos seus habitantes, lançando as bases para uma reflexão do seu futuro coletivo”.

A Exposição está patente até dia 24 de dezembro e pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

 

 

 

Fonte: CMS