DEPOIS DA CALHETA, “600 ANOS” REAVIVAM MEMÓRIAS EM CÂMARA DE LOBOS

«Esta é, sem dúvida, uma excelente oportunidade para recordamos, na primeira pessoa, aquela que foi a evolução das nossas localidades, ao mesmo tempo que damos a conhecer este passado às novas gerações e que, no fundo, se garante que todas estas memórias não se percam e continuem a ser partilhadas, entre todos». A afirmação é da Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, que esta tarde, na Casa da Cultura de Câmara de Lobos, inaugurou a Exposição "Imagens e Memórias do concelho de Câmara de Lobos", numa cerimónia que, entre outras entidades, contou com a presença do Presidente da autarquia local.

CÂMARA DE LOBOS
DEPOIS DA CALHETA, “600 ANOS” REAVIVAM MEMÓRIAS EM CÂMARA DE LOBOS - ®DR

 

Integrando as Comemorações alusivas aos 600 Anos do Descobrimento das Ilhas da Madeira e Porto Santo, o projeto “Imagens e Memórias”, da responsabilidade do Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM) chega, assim, a este concelho, numa parceria com o Município de Câmara de Lobos e através de uma mostra que, dando a conhecer antigas imagens, captadas desde os anos de Oitocentos até à década de 1970, estará patente ao público até ao próximo dia 31 de julho.

Uma iniciativa que, no entender da governante, cumpre o verdadeiro propósito das celebrações dos 600 Anos, «ao promover o envolvimento, a participação ativa e, acima de tudo, a partilha de toda esta informação com a população, num contributo que abona a favor da defesa da nossa memória coletiva e a sua preservação, de geração em geração».

Refira-se que esta exposição engloba cerca de 100 imagens procedentes da Coleção Fotográfica do ABM ─ com fotografias de Rosado, António Aragão, João Francisco Camacho e Joaquim Figueira ─, da coleção particular de Ernesto Pinto Correia e dos seguintes fotógrafos que integram o acervo da «Photographia-Museu Vicentes»: Joaquim Augusto de Sousa, Figueiras, Vicentes, Perestrelos, Varela Pècurto e Alexander Lamont Henderson.

Os seus conteúdos são da autoria de Jorge Valdemar Guerra, o grafismo de Leonardo Vasconcelos e as traduções de textos da responsabilidade de Liliana Pestana, Maria da Cunha Paredes e Cefyn Embling-Evans.