Barcelos Cidade Medieval regressa ao Centro Histórico de 13 a 16 de junho

O Centro Histórico volta a receber o Barcelos Cidade Medieval, entre 13 e 16 de junho, que já figura como um dos cartões de visita de Barcelos. O programa foi hoje apresentado, em conferência de imprensa, pelo Vereador do pelouro do Turismo, José Beleza, e pelo Presidente da associação Burgo Divertido, José Figueiredo.

Barcelos
Barcelos Cidade Medieval - ®DR

 

O Vereador José Beleza sublinhou que “este é um evento que tem vindo a crescer ao longo dos anos, e a envolver cada vez mais atores e áreas da cidade de Barcelos e este ano tem como novidade o alargamento à zona ribeirinha de Barcelinhos”, lembrando que, em 2018, “a área já tinha expandido à Praça Pontevedra”.

O Presidente da associação Burgo Divertido, José Figueiredo, deu a conhecer o programa de forma detalhada, ressalvando “a aposta nos torneios medievais e na animação”.

Ao longo do evento, o Largo Dr. José Novais será palco de três torneios medievais a cavalo/justas (14, 15 e 16 de junho) e haverá lugar para demonstração de falcoaria (14, 15), no acampamento militar, situado na Torre Medieval, bem como a queimada galega (14 e 15), no Largo do Município. Além disso, do programa constam momentos de animação inéditos no evento.

Como momentos altos, destacam-se o desfile das escolas, na sexta feira (dia 14), às 15h, e o grande cortejo medieval, no domingo, às 17h, com o envolvimento de todos os atores do evento e mundo associativo.

Este ano são mais de 120 mercadores de várias áreas (artesãos, gastronomia, místicos, etc.) que irão promover a melhor recriação do ambiente que se vivia no Burgo em tempos medievais.

Todos os barcelenses e os inúmeros visitantes que nesta altura do ano se deslocam à cidade terão a oportunidade de embarcar numa autêntica viagem no tempo e reviver a história.

As ruas do Centro Histórico evocarão o passado da cidade fundada na Idade Média, fruto de um trabalho em conjunto entre a Câmara Municipal de Barcelos, a associação Burgo Divertido, as instituições, associações e escolas do concelho.

Barcelos
Barcelos Cidade Medieval – ®DR

Fonte: CMB