4.ª Volta da Educação em Bicicleta une Municípios em torno da Educação

Cinco dias, 155 quilómetros, mais de 1000 alunos e 100 colaboradores a pedalar. A 4.ª Volta da Educação em Bicicleta regressa à estrada, entre os dias 24 e 28 de junho. Promover a união entre pessoas e entidades em torno do valor maior que é educar é o objetivo da iniciativa, organizada pela Escola Profissional de Aveiro (EPA), em parceria com as 11 Câmaras Municipais da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

4.ª Volta da Educação em Bicicleta
4.ª Volta da Educação em Bicicleta une Municípios em torno da Educação - ®DR

 

Com a Unidade das Tecnologias (UniTEC), o maior polo da EPA, a funcionar em Sever do Vouga, no VougaPark-Centro de Inovação, Almeida e Costa, vice-presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, sublinha a relevância da iniciativa. “A Volta vai, uma vez mais, alertar para a importância da Educação e fará isso a percorrer toda a Região de Aveiro, mostrando que o desenvolvimento dos territórios deve, também, ser pensado como um todo, sensibilizando assim para a coesão da região”, afirma o autarca, acrescentando que “nesta Volta, os 11 Municípios da Comunidade Intermunicipal de Aveiro estão em pé de igualdade ao terem oportunidade de promover o seu território. Que esta iniciativa sirva para cimentar esta unidade que é muito importante, mas que, por vezes, em termos práticos é posta em causa”.

Com saída em Ovar, no dia 24 de junho, os jovens vão conhecer as paisagens da região, terminando a volta em Aveiro, na EPA, no dia 28 de junho. Em cada Município, será transmitido o programa “Volta no Sofá”, em direto pelo Canal Central. Durante a emissão, cada concelho terá oportunidade de promover as suas atividades culturais, gastronomia, eventos, entre outros, mostrando com o que de melhor contribuem para consolidar e posicionar a Região de Aveiro como uma marca de referência. Em 2018, mais de 30 mil pessoas assistiram o programa “Volta no Sofá”.

O percurso:

Dia 24 de junho:

Ovar > Murtosa > Estarreja – 25,2Km

Dia 25 de junho:

Estarreja > Albergaria-a-Velha > Sever do Vouga – 29,5Km

Dia 26 de junho:

Sever do Vouga > Águeda > Anadia – 41,7Km

Dia 27 de junho:

Anadia > Oliveira do Bairro > Vagos – 31,7Km

 

 

Fonte:CMSV