Dia Nacional da Gastronomia é já este fim de semana!

A festa dos sabores portugueses decorre este ano em Viseu. Nos dias 8 e 9 de junho, o Solar do Vinho do Dão recebe a quarta edição do Dia Nacional da Gastronomia, com um vasto programa que pretende celebrar o melhor de Portugal à mesa.

Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas
Dia Nacional da Gastronomia - ®DR

 

São esperados mais de 10 mil visitantes num evento que conta com 45 expositores do melhor de Portugal. Por entre os momentos “Palcos”, “Exposições”, “Tours Gastronómicos” e “Jantar Solidário”, vão passar os profissionais mais destacados do setor da restauração e hotelaria, a par dos amantes de gastronomia, vindos de todo o país. Jantar Solidário, dia 9 de junho, às 21h00 horas. Um jantar solidário, onde se juntam chefes de cozinha, vários produtores e Confrarias Portuguesas, encerra as celebrações, no dia 9 de junho. O lucro reverterá para a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viseu.

A Assembleia da República aprovou em junho de 2015, por unanimidade, um projeto de resolução que institui o Dia Nacional da Gastronomia. Depois de Aveiro, Lisboa e Vila Nova de Gaia, é a vez de Viseu acolher a comemoração da Gastronomia.  É organizado pela Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG), e co-organizado Edições do Gosto.

A Cidade Anfitriã é Viseu e são Parceiros do Dia Nacional da Gastronomia em 2019, o Clube de Produtores Continente, o Turismo do Centro e o Turismo de Portugal. O evento conta com o Patrocínio do Arroz Bom Sucesso, Brasmar, Gresilva, ICEL e com os apoios da AHRESP, ProChef, Sevenair e TEKA.

 

 

PROGRAMA

Data: 8 e 9 de junho

Local: Solar do Vinho do Dão                     

 

Palcos

“Troféu Portugal”, entre as 11h00 e as 16h30 horas

Um concurso de cozinha único que junta chefes de cozinha profissionais, produtos e produtores, todos no mesmo ‘palco’ com o objetivo de valorizar o que de melhor se faz no nosso País. Para isso, os concorrentes têm o desafio de confecionar um menu composto por uma sopa, um petisco, um prato de cozinha regional e um prato de cozinha contemporânea que será avaliado no seu todo pelo júri.

Durante 2 dias, 5 concorrentes prestam a sua prova ao vivo, perante um júri especialista e perante o público.

 

“Jovem Talento de Gastronomia”, entre as 11h30 e as 13h30 horas

Uma homenagem especial do Dia Nacional da Gastronomia ao concurso Jovem Talento da Gastronomia, uma montra de talento do futuro da cozinha em Portugal.

São desafiados 4 alunos das Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal e 4 alunos do Centro de Formação Profissional da Galiza, para prepararem ao vivo um prato com produtos tradicionais portugueses.

 

“Demonstrações de Cozinha e Pastelaria”, entre as 11h00 e as 20h00

Espaço de partilha de receituário tradicional português.

Programa de demonstrações diário, de 1 hora, com lugar a degustação para o público, com membros de confrariasportuguesas, chefes de cozinha e pastelaria.

 

“Conversas”, entre as 13h30 e as 19h30 horas

Apresentação de livros, debates sobre gastronomia, narração de histórias, são alguns dos momentos a que poderá assistir neste palco.

 

Exposições

Exposição Que Se Come E Que Se Bebe

Exposição das obras artísticas de cozinha e pastelaria realizadas pelos alunos das Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal e artistas e chefes portugueses.

Expressões regionais e nacionais que se comem. Obras de arte para ver e comer uma vez na vida.

 

Mostra e Venda de Produtos Tradicionais Qualificados

Mostra do diversificado leque de produtos tradicionais, associados a cada uma das regiões do país e à dieta mediterrânea com a possibilidade de serem adquiridos no espaço.

 

 

Espaço Institucional

 9 de junho, das 11h30 às 13h30

Cerimónia de lançamento de Selo e postal dos CTT

Em homenagem à gastronomia portuguesa, os Correios de Portugal numa parceria com a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, fazem a emissão anual de um selo e postal com carimbo Dia Nacional da Gastronomia. Esta iniciativa fixa na filatelia a importância desta causa e projeta para o futuro a necessária valorização da sua transversalidade.

 

Cerimónia Optimus Conviva

Somos Portugal, Somos Confrarias, Somos Gastronomia

Atribuição da distinção OPTIMUS CONVIVA ao conjunto de pessoas ou entidades que se revelam como importantes parceiros na divulgação, preservação e dignificação da gastronomia portuguesa.

 

Grande Brinde à Gastronomia com Vinho do Dão

Um grande brinde que junta participantes e visitantes no Solar do Vinho do Dão no dia de encerramento das comemorações, dia 9 de junho.

Venha brindar com o Vinho do Dão à gastronomia portuguesa!

 

 

Tours Gastronómicos

 Rota dos Restaurantes de Viseu

De 3 a 9 de junho, um roteiro dos melhores restaurantes de Viseu, para desfrutar do melhor da gastronomia local, com um menu especial DNG.

 

Rota dos Restaurantes por Portugal e pelo Mundo

 Para que todos os portugueses possam celebrar o melhor da gastronomia nacional, juntam-se numa rota vários restaurantes pelo país e pelo mundo, com um menu especial entre 3 e 9 de junho.

 

 Guia Dia Nacional da Gastronomia

 Um guia oficial do evento acompanha os visitantes, faz um contexto da programação e explica todas as ações a decorrerem dentro do espaço: o que acontece em cada ação, o que há para fazer, ver e provar dentro do recinto.

 

À Mesa nos Museus

Também a rede dos Museus Portugueses se junta à celebração do DNG. Uma oportunidade única para admirar o espólio de artefactos, relacionado com a Gastronomia, nos vários museus associados a esta iniciativa. Em exposição de 8 a 10 de Junho.

Um fim-de-semana recheado de surpresas nos Museus de Portugal.

 

Jantar Solidário, dia 9 de junho, às 21h00 horas

Um jantar solidário, onde se juntam chefes de cozinha, vários produtores e Confrarias Portuguesas.
O lucro reverterá para a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viseu.
O jantar vai ter lugar no encerramento da comemoração, na noite do dia 9 de junho, pelas 21h00, no recinto do evento.

Bilhetes à venda no site oficial.