Sortelha inaugura Ciclo “12 em Rede 2019” com festa inspirada na Lenda do Beijo sem Fim

A festa está de regresso às Aldeias Históricas de Portugal! É já no final do mês que acontece o primeiro evento do Ciclo "12 em Rede | Aldeias em Festa 2019", na Aldeia Histórica de Sortelha. De 28 a 30 de junho, a Lenda do Beijo sem Fim, uma das mais míticas estórias desta aldeia, vai servir de mote para três dias repletos de experiências únicas.

Sortelha
Sortelha com festa inspirada na Lenda do Beijo sem Fim

 

Conta a lenda que, no tempo em que Portugal lutava pela reconquista das Beiras aos mouros, a filha do alcaide de Sortelha ter-se-á apaixonado pelo príncipe mouro. Trocaram mensagens e presentes, até que um dia combinaram encontrar-se. Mas a mãe da donzela, sempre vigilante, decidiu segui-la. Praticante de bruxarias, assim que os dois se beijaram, amaldiçoou-os, transformando-os em pedra. Surgiram, assim, os curiosos penedos de Sortelha, que até hoje são conhecidos como as Pedras do Beijo Eterno.

É esta romântica lenda que inspira o primeiro evento do Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa 2019“, que regressa no final do mês às Aldeias Históricas de Portugal. De 28 a 30 de junho, Sortelha recebe a festa “Beijo sem Fim”, com um programa repleto de música, gastronomia, animação de rua e visitas guiadas. Com entrada gratuita, a festa “Beijo sem Fim” é uma oportunidade única para descobrir esta belíssima Aldeia Histórica, assim como as suas gentes, que também participarão nos vários momentos do evento.

Quem visitar a Aldeia Histórica de Sortelha por estes dias é convidado a experimentar, por exemplo, antigas vivências do quotidiano dos habitantes da aldeia, como a recriação da ceifa e da malha com o Ti Hermenegildo, o Ti Raul Clara, o Ti Manel Reis, a Ti Celeste, a Ti’Alice, a Ti Capitolina; ou aprender a fazer molídias para transportar cestos no topo da cabeça, como antigamente, com a Ti Hortênsia.

Partindo da temática do romantismo, serão exploradas e partilhadas diversas abordagens artísticas à Lenda do Beijo sem Fim: Histórias de papel (teatro itinerante em miniatura), exploração plástica (atelier de pedras amorosas e atelier de origami) e visitas guiadas encenadas com participação da comunidade, numa partilha de saberes com uma companhia artística.

Haverá tempo, também, para os típicos jogos tradicionais, que prometem animar miúdos e graúdos.

Pela noite dentro, rompendo o silêncio das muralhas, ouvir-se-á música escolhida a preceito, evocando sonoridades tradicionais.

O regresso às raízes está também garantido na abordagem à gastronomia identitária, numa reinterpretação contemporânea e com o conceito de sustentabilidade como premissa.

Assim como nas edições anteriores, a experiência da merenda nos recantos de Sortelha volta a ser uma aposta da programação. Dela resultam os melhores quadros fotográficos, momentos de partilha genuínos, enquanto contribuímos para a venda dos produtos da terra.

Os ateliês, experiências orientadas e piquenique estão sujeitos a inscrição prévia obrigatória através do telefone: 271 750 080 (Museu do Sabugal) ou email: [email protected]. Limitadas ao número de vagas existentes.

Para as visitas guiadas encenadas pelas ruas da aldeia, procuram-se participantes (todas as idades e ambos os sexos) para integrar a teatralização da Lenda do Beijo sem Fim, devendo os interessados obter informações adicionais através do telefone: 271 750 080 (Museu do Sabugal) ou email: [email protected].

Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município do Sabugal, Junta de Freguesia de Sortelha, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).