Jogos Europeus Minsk 2019:: Futebol de Praia dá terceiro ouro à #EquipaPortugal, Ténis de Mesa e Karaté acrescentam mais bronze

Ouro, bronze e mais bronze. Foi um supersábado para a #EquipaPortugal nos Jogos Europeus #Minsk2019, com a conquista de mais três medalhas, elevando para 15 o total e suplantando em cinco o acumulado de há quatro anos, em Baku.

Jogos Europeus, Minsk 2019
E vão quinze medalhas - ®DR

 

Portugal está agora na 12.ª posição do medalheiro, com três medalhas de ouro, seis de prata e seis de bronze. Os protagonistas do dia foram as seleções de Futebol de Praia, 1.ª classificada; de Ténis de Mesa, 3.ª; e a karateca Patrícia Esparteiro, igualmente 3.ª.

No Futebol de Praia, Portugal enfrentou a Espanha no duelo ibérico e venceu claramente (8-3), para chegar ao lugar mais alto do pódio, na sequência do bronze ganho em Baku 2015. Duas edições dos Jogos Europeus, duas medalhas para os futebolistas, agora com a subida de dois degraus.

Jogos Europeus, Minsk 2019
E a medalha de Ouro foi conquistada frente à equipa espanhola – ®DR

Portugal começou a final em desvantagem (0-2), mas uma reação fortíssima levou à marcação de 8 golos, numa reviravolta fantástica. Os espanhóis reduziram depois para 8-3.

Com igual currículo ficou a seleção de Ténis de Mesa, ao consumar a conquista da medalha de bronze. Mas em sentido inverso. Portugal ganhou ouro em Baku 2015 e este sábado foi 3.º classificado, ganhando à Dinamarca (3-1). O par português (Tiago Apolónia/João Monteiro) abriu o encontro com uma vitória clara (3-0), mas os dinamarqueses empataram no singular entre Marcos Freitas e J. Groth, o medalha de prata do torneio de singulares. João Monteiro e Marcos Freitas, a seguir, carimbaram a vitória, ambos com triunfos de 3-1.

Jogos Europeus, Minsk 2019
Seleção de Ténis de Mesa – ®DR

A estrear-se nos Jogos Europeus, Patrícia Esparteiro (Karaté) conquistou também uma medalha de bronze na disciplina de kata. A atleta portuguesa abriu a competição com um 2.º lugar na fase eliminatória, num grupo em que se encontrava a campeã do Mundo. Na fase de ranking, Patrícia Esparteiro voltou a ser 2.ª classificada e ficou apurada para discutir a medalha de bronze frente à bielorrussa M. Fursava. Em ambiente adverso, com muito público a incentivar a atleta local, a jovem portuguesa superiorizou-se e fez história.

Jogos Europeus, Minsk 2019
Patrícia Esparteiro (Karaté) conquistou uma medalha de bronze – ®DR

No velódromo de Minsk, a jornada do Ciclismo de pista fechou com uma emocionante corrida de Madison, na qual a dupla nacional Rui Oliveira-João Matias chegou ao 5.º posto. Ao longo de 200 voltas, os ciclistas portugueses totalizaram 24 pontos.

Maria Martins participou na prova de Omnium, que reúne quatro corridas, e ao fim de um dia desgastante conseguiu finalizar no 7.º posto. Antes, pela manhã, João Matias foi também 7.º na corrida de perseguição individual. A finalizar a participação da #EquipaPortugal nestes Jogos Europeus estará este domingo em ação Rui Oliveira, na competição de Omnium.

Filipa Martins, em Ginástica Artística, foi 15.ª classificada no concurso all-around.

Este sábado, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, visitou a #EquipaPortugal e almoçou com alguns atletas na Aldeia.

 

RESULTADOS

29 de junho

Ciclismo Pista

Perseguição Individual M, Qualificação – João Matias, 7.º

Omnium F I, Scratch – Maria Martins, 5.ª

Omnium II F, Tempo Race – Maria Martins, 9.ª

Omnium III F, Eliminação – Maria Martins, 4.ª

Omnium IV F, Corrida por Pontos – Maria Martins, 12.ª

Omnium – TOTAL, 91p,7.ª

Madison M – Rui Oliveira-João Matias, 5.º

Futebol de Praia

Final,Portugal-Espanha, 8-3, medalha de ouro

Ginástica Artística

Final All-Around F – Filipa Martins, 49.532, 15.ª

Karaté

Kata F, Eliminatórias, Série A – Patrícia Esparteiro, 24.79, 2.ª

Kata F, Ronda de Ranking, Série A – Patrícia Esparteiro, 25.46, 2.ª

Kata F, Combate pelo bronze – Patrícia Esparteiro-M. Fursava (BLR), 24.68-23.68, medalha de bronze

Ténis de Mesa

Equipas Masculinas, 3.º/4.º lugares – Portugal-Dinamarca, 3-1, medalha de bronze

Par – Tiago Apolónia/João Monteiro-T. Rasmussen/A. Lind, 3-0 (11-6, 11-5, 11-4)

Singular – Marcos Freitas-J. Groth, 1-3 (9-11, 13-11, 7-11, 7-11)

Singular – João Monteiro-A. Lind, 3-1 (6-11, 11-8, 11-8, 11-4)

Singular – Marcos Freitas-T. Rasmussen, 3-1 (11-4, 9-11, 11-7, 12-10)

CALENDÁRIO

30 de junho

(menos duas horas em Portugal)

Ciclismo Pista

9.25 – Omnium I M, Scratch – Rui Oliveira

11.15  – Omnium II M, Tempo Race – Rui Oliveira

13.48 – Omnium III M, Eliminação – Rui Oliveira

16.14 – Omnium IV M, Corrida por Pontos – Rui Oliveira