CAMINHADA NA LEVADA DE AGUNCHOS/FORMOSELOS

A Associação Cultural e Desportiva de Agunchos promoveu, no dia 7 de julho, uma caminhada na Levada de Agunchos/Formoselos.

Ribeira de Pena
CAMINHADA NA LEVADA DE AGUNCHOS/FORMOSELOS - ®DR

 

Os setenta participantes puderam ver o início da levada junto ao Rio Louredo e acompanharam o seu percurso ao longo de cerca de 14km marcado por belas paisagens. A caminhada terminou na sede da Associação, onde o grupo tinha à sua espera os milhos típicos, entre outras iguarias.

Ribeira de Pena
CAMINHADA NA LEVADA DE AGUNCHOS/FORMOSELOS – ®DR

Esta iniciativa foi apoiada pelo Município de Ribeira de Pena e pela Junta de Freguesia de Cerva e Limões, dado o forte potencial da Levada de Agunchos/Formoselos enquanto fator de atração turística do concelho.

 

Sobre Ribeira de Pena:

Ribeira de Pena está na transição do Minho para os Trás-os-Montes. O concelho é dominado pela bacia hidrográfica do Tâmega e seus afluentes permitindo-lhe uma riqueza e variedade paisagística com um verde incomparável. Acima dos 400 metros de altitude predominam as encostas e os maciços rochosos tipicamente transmontanos, como o Barroso e o Alvão.

Gastronomicamente, o concelho é influenciado pela sua interioridade e atividade maioritariamente agrícola. A especialidade principal são os Milhos, que podem ser “esfuçados” (quando acompanhados com carnes de porco), “escornados” (quando acompanhados com carne de vitela), “esgravatados” (quando acompanhados com carne de galinha) ou “ricos” (quando acompanhados por carnes de vitela, porco e galinha). Outras delicias gastronómicas da região, são a posta de carne maronesa, as couves com feijões ou o delicioso cabrito assado. Os mais gulosos não podem perder a Chila no Forno a as Maçãs Pipo de Basto.

 

 

 

 

Fonte: CMRP