Seleção Nacional de Hóquei em Patins condecorada em Belém

O Presidente da República, condecorou, a Seleção Portuguesa de Hóquei em Patins, com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito, pelo título ganho em Barcelona.

Seleção Portuguesa de Hóquei em Patins
Seleção Nacional de Hóquei em Patins foi condecorada em Belém - ©Flávio Alberto

Os jogadores da seleção nacional de hóquei em patins, que se sagraram campeões do mundo no último domingo, foram homenageados esta tarde na Sala das Bicas do Palácio de Belém, por Marcelo Rebelo de Sousa que se congratulou pela fantástica conquista do campeonato do mundo da modalidade, 16 anos após o último título obtido por Portugal, dando um ênfase especial à exibição do guarda-redes Ângelo Girão.

O Chefe de Estado, no discurso que proferiu, salientou que «A vossa vitória é um símbolo do que nós, portugueses, podemos ser quando somos excelentes, quando somos os melhores dos melhores. E faz-nos acreditar mais em nós próprios, para vencermos outros campeonatos».

João Rodrigues, capitão da seleção nacional, confessou que a equipa portuguesa concretizou um “sonho de criança” ao conquistar o título de campeões mundiais, afirmando que “este mundial fica para sempre associado a um grupo de trabalho”, mas destaca o colega Ângelo Girão, guarda-redes português, como o verdadeiro herói.

O Presidente da Federação de Patinagem ofereceu a Marcelo Rebelo de Sousa, para guardar como recordação, um equipamento de hóquei completo.

A equipa deixou Belém debaixo de aplausos dos muitos populares que se reuniram à porta do Palácio, para ir depositar flores, no local onde repousam os restos mortais de Livramento, considerado o melhor jogador de hóquei português, falecido há 20 anos.