“UMA GRANDE HOMENAGEM A UM GRANDE MADEIRENSE”: REGIÃO MADEIRENSE QUER ADQUIRIR BIBLIOTECA PESSOAL DE HERBERTO HELDER

O Governo Regional pretende adquirir a «biblioteca particular» de Herberto Helder e espera que todo este espólio possa vir a estar disponível no Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira.

HERBERTO HELDER
REGIÃO MADEIRENSE QUER ADQUIRIR BIBLIOTECA PESSOAL DE HERBERTO HELDER - ®DR

 

Uma garantia que foi deixada, quinta-feira (18), pela Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, à margem da inauguração da Exposição biobibliográfica “Herberto Helder – por sobre as águas”, que a partir de hoje e até ao próximo dia 18 de setembro, se encontra patente ao público na Casa-Museu Frederico de Freitas. Uma mostra que conta com a curadoria da professora doutora Diana Pimentel e surge integrada nas Comemorações alusivas aos 600 Anos do Descobrimento das Ilhas da Madeira e Porto Santo.

A este propósito, Paula Cabaço sublinhou que «os contactos para a aquisição da Biblioteca particular do autor já foram iniciados e que decorre, neste momento, a fase de inventariação de todo o espólio, composto por centenas e centenas de obras que, após a devida avaliação, constará da proposta de aquisição, pelo Executivo, à respetiva família».

Já sobre a Exposição, a governante fez questão de valorizar «o conjunto de informação reunida sobre aquele que foi, sem dúvida, o maior escritor português da segunda metade do século passado», frisando que esta acaba por ser «uma grande homenagem a um grande madeirense que não poderia ficar à margem dos 600 Anos».

“Herberto Helder – por sobre as águas” inclui a mostra de todas as primeiras edições do conjunto de cerca de quarenta títulos em poesia e em prosa da obra do poeta nascido na Madeira, publicadas entre 1958 e 2018, fotografias inéditas reproduzidas do poeta (no Funchal, em Santarém, em Lisboa e em Luanda) e o conjunto das apenas cinco entrevistas que concedeu, durante as cerca de seis décadas de produção literária.

Isto para além de cartas suas dirigidas a personalidades maiores da cultura portuguesa como Sophia de Mello Breyner, Eduardo Prado Coelho e Eduardo Lourenço, sendo também de destacar um conjunto de materiais multimédia: registos áudio de poemas de Herberto Helder ditos por si próprio (em 1968 e em 2014), adaptações digitais de “A máquina de emaranhar paisagens” e de “A Ascensão dos Hipopótamos” (publicados nos cadernos de Poesia Experimental em 1964-1966), um documentário e uma reportagem sobre o autor realizados para a RTP2, em 2007 e 2008.