A única procissão marítima noturna no País é já no sábado, em Peniche

Padroeira dos Pescadores, Nossa Senhora da Boa Viagem é o centro desta singular manifestação de Fé promovida pela comunidade marítima de Peniche.

Peniche
Nossa Senhora da Boa Viagem - ®DR

 

Nesta noite, os pescadores têm ainda mais próximo de si quem, em momento de infortúnio, sentem ser o seu porto de ancoragem, fruto da sua devoção, que lhes dá força, coragem e motivação para vencer barreiras, galgar ondas, vencer marés: a Senhora da Boa Viagem.

Sua Eminência, o Cardeal Patriarca de Lisboa – D. Manuel Clemente – presidirá à celebração eucarística que antecede o embarque das imagens e, noite dentro, qual pescador, igualmente tomará lugar a bordo.

Barcos grandes e pequenos, traineiras e rapas de diferentes artes, do cerco, do arrasto e do aparelho, embarcações de pesca longínqua e costeira, de passageiros ou de recreio, todos se aprontam para na noite de sábado saírem em procissão no mar de Peniche.

Tripulações das embarcações registadas neste importante porto de pesca, bem como comunidades piscatórias vizinhas – Ribamar, Nazaré, entre outras – fazem-se representar e associam-se, embarcando igualmente as imagens de devoção das suas comunidades.

Larguíssimos milhares de pessoas povoam o vasto largo da Ribeira Velha, paredes meias com a Fortaleza de Peniche, para assistir ao embarque e, posteriormente, à partida dos barcos engalanados, luminescentes, faiscando, cintilantes como estrelas, como que manifestando o seu orgulho por transportarem nos seus convés, tão distintas imagens e representações.

Ao longo da costa, desde a praia da Consolação até Peniche e daqui até ao Cabo Carvoeiro, sob a luz atenta do seu farol, visitantes e residentes assistem a esta impressionante manifestação religiosa que culmina, após chegada a terra, com uma salva de fogo de artifício na Ribeira Velha.

As festividades de Peniche – a cidade que tem o mar como identidade – não se esgotam no dia 3 de agosto. De 31 de julho a 6 de agosto, ancoram outras festividades religiosas e laicas: procissão em terra no domingo, concertos todos os dias. Peniche vai ser palco dos Resistência, Fernando Daniel, Raquel Tavares, José Cid, Dillaz e Aurea…

Vai haver muito som, muita cor, fogo de artifício na água, tasquinhas, feira popular.

No dia 5 de agosto celebra-se o Dia do Município.

São inúmeros os motivos para ir a Peniche e…ficar!

 

Conheça o:

 

 

 

 

 

Fonte: CMP