Mostra de Artesanato e Cerâmica em Barcelos

Abriu as portas no dia 2 de agosto e prolonga-se até ao dia 15 de agosto, no Parque da Cidade a 37.ª Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos. A entrada é livre.

Barcelos
37.ª Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos - ®DR

 

As principais novidades deste evento é a presença de uma cidade búlgara e de ranchos folclóricos estrangeiros

Para o sucesso desta edição contribui a mais de uma centena de artesãos, 86 dos quais de Barcelos, representados em 140 stands espalhados pelo recinto. Este evento, um dos mais antigos do país, conta com a presença dos mais importantes artesãos de cada setor do artesanato e retrata toda a riqueza da arte e do trabalho tradicional.

A gastronomia tem também uma forte presença nesta Mostra, particularmente com as tasquinhas que apresentam, na praça da alimentação, um variado cardápio de refeições, com destaque para os pratos tradicionais, a todos os visitantes.

Na animação diária, pode sempre contar com as arruadas dos grupos tradicionais do concelho, a música ao vivo na Praça da Alimentação, e muita música no palco principal, que este ano já recebeu Carminho e Sérgio Mirra. Até ao dia 15 de agosto, pode ainda ver o barcelense Victor Rodrigues, Tânia Sampaio ou Zézé Fernandes e o já habitual folclore internacional.

A edição deste ano da Mostra, à semelhança de anos anteriores, vai brindar o público com diversos espetáculos musicais, arruadas pelos grupos folclóricos e etnográficos, animação de rua e outras atividades que, ao longo da iniciativa, vão animar quem visita o concelho. Depois do sucesso dos dois anos anteriores, os workshops diários com artesãos do concelho de diversas áreas, dedicados a vários temas, voltam a marcar presença uma vez que conquistaram um lugar de destaque nesta Mostra.

O considerado ponto alto da Mostra é a 9.ª edição da Gala do Artesanato, no dia 10, às 22h00, na qual serão entregues os prémios Carreira, Inovação, Revelação Artesanato Contemporâneo e Revelação Artesanato Tradicional.

Com o objetivo de promover o artesanato e os artesãos, a Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos é o grande evento anual na área do artesanato, afirmando Barcelos como capital do artesanato e levando à cidade muitos milhares de pessoas, mantendo um cruzamento harmonioso com a gastronomia e os vinhos, a música popular e o folclore nacional e internacional.

 

Horários:

– de segunda a sexta feira, das 18h00 às 24h00;

– sábados e domingos das 16h00 às 24h00,

– dia 15 de Agosto, feriado, das 16h00 às 24h00.

Barcelos
Programa da 37.ª Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos – ®DR

 

 

 

Fonte: CMB