Novo Land Rover Defender

O novo Land Rover Defender já chegou. A reinterpretação de um ícone para o século XXI é inteligente, capaz e seguro para toda a família. Não há outro veículo igual.

LAND ROVER DEFENDER
Apresentação do novo LAND ROVER DEFENDER - ®DR

O novo Defender foi pensado para os mais aventureiros e curiosos, que apreciam os valores da comunidade e se esforçam por impulsionar a mudança.

O perfil inconfundível é tão familiar como inovador. Parece resistente porque o é, com design prático e engenharia espetacular. Além do nome icónico, da forma e capacidades, o Defender pode ser personalizado para que os proprietários tirem o máximo partido da sua performance.

Durante sete décadas de inovação pioneira, os veículos da Land Rover conquistaram um lugar muito especial no coração dos exploradores, organizações humanitárias e das famílias mais aventureiras de todo o mundo. O novo Defender foi submetido aos testes mais rigorosos do planeta para assegurar que honra a sua linhagem.

O novo Defender completa a dinastia da Land Rover aliando-se ao luxo e requinte inigualáveis da família Range Rover e à alta performance dos versáteis SUV Discovery. A versão 110 é apenas o começo de uma família composta pelos veículos todo-o-terreno com mais performance e mais resistentes do mundo. Brevemente será lançada a versão compacta 90 de chassis curto.

A paixão e o respeito que despertam o modelo original são a base do novo Defender, que disponibiliza capacidades todo-o-terreno excecionais. As avançadas tecnologias inovadoras redefinem as aventuras no século XXI, sem perder a autenticidade do espírito pioneiro que caracterizou a Land Rover durante 71 anos.

Um design cheio de emoção

O novo Defender é inconfundível graças ao seu perfil distinto com projeções dianteiras e traseiras mínimas para proporcionar ângulos excelentes de ataque e saída. Os designers da Land Rover reinterpretaram as marcas de identidade do Defender para o século XXI ao proporcionar uma funcional presença angular com pequenas janelas alpinas no tejadilho, mas mantendo, simultaneamente, a tampa da bagageira com dobradiças laterais e a roda de reserva exterior que sempre caracterizou o modelo original.

Gerry McGovern, Chief Design Officer, Land Rover, declarou:«O novo Defender respeita o seu passado, mas não é limitado por este. Este é um novo Defender para uma Nova Era. A sua personalidade única é realçada pelo perfil distinto e proporções equilibradas, o que o torna extremamente desejável e muito capaz: um 4×4 visualmente atraente que conjuga a sua integridade de design e engenharia com um compromisso inabalável.»

A personalidade minimalista do Defender original é preservada no interior, onde os elementos estruturais e as fixações, que costumam estar ocultos, são deixados à vista para aumentar a sensação de simplicidade e funcionalidade. Uma das características inovadoras é o seletor de velocidades no tablier que permite a instalação do banco auxiliar central opcional dianteiro para criar uma fila de três bancos, como nos primeiros modelos Land Rover.

O resultado é que o Defender 110 disponibiliza cinco, seis ou 5+2 lugares com um espaço de carga atrás da segunda fila de até 1.075 litros e de até 2.380 litros com a segunda fila rebatida. O Defender 90 foi concebido com seis lugares com o comprimento de um veículo compacto de cinco portas.

Nas características de utilização fácil incluem-se pormenores práticos e inovações tecnológicas avançadas. O resistente piso em borracha é fácil de limpar. Repele grande parte dos restos das aventuras do dia-a-dia e das viagens expedições que se fazem uma vez na vida. O teto de abrir deslizante opcional em lona, que abrange todo o tejadilho, proporciona uma sensação de veículo descapotável. Permite também que os passageiros da segunda fila da versão 110 se levantem quando o veículo está estacionado, para proporcionar uma verdadeira experiência de safari**.

A definição de robustez

A arquitetura funcional D7x (o “x” significa para utilização em condições extremas) da Land Rover baseia-se na construção monobloco leve em alumínio para criar a carroçaria Land Rover mais rígida de sempre. É três vezes mais rígida que os designs tradicionais da carroçaria e chassis, é a base perfeita para a suspensão independente pneumática ou helicoidal e permite a integração dos mais recentes sistemas de propulsão elétrica.

O novo Defender foi sujeito a mais de 62.000 testes durante o seu desenvolvimento antes da aprovação pelo departamento de engenharia, enquanto a arquitetura da carroçaria e o chassis foram concebidos para suportar o teste de eventos extremos da Land Rover, que consiste em submeter o veículo a impactos repetidos e contínuos, pelo que vai mais além dos padrões habituais para SUVs e veículos de passageiros.

Durante os testes de desenvolvimento, os protótipos percorreram milhões de quilómetros em alguns dos ambientes mais inóspitos do planeta: dos 50 °C do deserto aos -40 °C do Ártico, passando pelos 10.000 pés de altitude das Montanhas Rochosas do Colorado.

Performance de nível mundial em estrada e fora de estrada

A abrangência de capacidades inovadoras do novo Defender marca a diferença. A tração Integral AWD permanente, a caixa de transferência de duas velocidades, o diferencial central e o bloqueio do diferencial traseiro ativo opcional asseguram que o veículo integra todos os componentes mecânicos necessários para conduzir com segurança na areia fina do deserto, na tundra gelada do Ártico o em qualquer outro terreno.

O Sistema Terrain Response Configurável é estreado no novo Defender para que os condutores experientes em situações fora de estrada possam configurar definições individuais do veículo de acordo com a sua preferência e adaptá-las às condições de cada momento, enquanto os condutores menos experientes podem deixar que o sistema detete a configuração mais adequada ao terreno utilizando a função automática inteligente.

A nova arquitetura da carroçaria apresenta uma altura ao solo de 291 mm e uma geometria todo-o-terreno de nível mundial, pelo que a versão 110 pode proporcionar ângulos de ataque, rampa e saída de 38, 28 e 40 graus (altura todo-o-terreno), respetivamente. A profundidade de passagem a vau máxima de 900 mm é conjugada com o novo programa Wade (passagem a vau) do Sistema Terrain Response 2 para assegurar confiança total na condução em água profunda.

Já em terra, a avançada tecnologia de panorâmica do solo ClearSight da Land Rover auxilia os condutores a tirar o máximo partido das capacidades do Defender apresentando no ecrã táctil central uma panorâmica da zona que costuma ser ocultada pelo capot, diretamente à frente das rodas dianteiras.

Desta forma, o novo Defender redefine a sua abrangência de capacidades e eleva o patamar de resistência fora de estrada e conforto em estrada. Pode enfrentar o trânsito intenso na cidade com a mesma facilidade que sobre montanhas, atravessa desertos e suporta temperaturas abaixo de zero. O seu comportamento cuidadosamente aperfeiçoado permite tirar o máximo partido de qualquer superfície com uma condução recompensadora e conforto de primeira classe em viagens longas.

Potência e eficiênciaª

A gama de motores avançados a gasolina e diesel mais limpos assegura potência, controlo e eficiência ao novo Defender em qualquer ambiente. Em complemento, no próximo ano será lançada uma versão com um motor híbrido elétrico plug-in (PHEV) para uma experiência de condução silenciosa que apenas um veículo elétrico pode proporcionar.

No momento do lançamento, a gama dos motores a gasolina inclui um motor de quatro cilindros P300 e um potente P400 de seis cilindros com a eficiente tecnologia elétrica microhíbrida. Em alternativa, os clientes podem selecionar dois motores diesel de quatro cilindros (o D200 e o potente D240) com um consumo de combustível de 7,6 litros/100 km e emissões de CO2 de 199 g/km (NEDC correlacionado).

As inovadoras soluções de engenharia apoiam uma condução eficiente, com uma secção inferior plana que otimiza o desempenho aerodinâmico (proporcionar um coeficiente aerodinâmico de apenas Cd 0,38) e protege essa zona do veículo.

Tecnologia do século XXIb

O novo Defender é tão tecnologicamente avançado como robusto. Incorpora pela primeira o novo sistema de informação e entretenimento Pivi Pro da Land Rover.  O ecrã táctil da nova geração é intuitivo e fácil de utilizar, uma vez que requer menos gestos para realizar tarefas frequentes, enquanto o seu design sempre ligado assegura uma resposta quase instantânea.

Em complemento, o novo Defender eleva a tecnologia de atualização de software sem fios (SOTA) a um novo patamar graças a 14 módulos individuais que podem ser atualizados remotamente. Ao descarregar dados enquanto os clientes dormem em casa ou num destino exótico, o novo Defender melhora com o passar do tempo, uma vez que as atualizações eletrónicas chegam ao veículo imediatamente, sem demoras e sem a necessidade de visitar um Concessionário Land Rover.

Nick Rogers, Executive Director, Product Engineering, Jaguar Land Rover, comentou:«Aproveitámos a impressionante capacidade e o interior minimalista e funcional do Defender para atualizar este ícone para o século XXI. O novo Defender proporciona-nos a possibilidade de fazer as coisas de uma forma diferente, desafiar os limites e conseguir o impossível, sem perder o carácter e a autenticidade do original. Desde o início primou pela funcionalidade, de uma seleção de materiais à conectividade mais vanguardista. O resultado não é apenas o Land Rover com mais capacidades de sempre, é também um veículo realmente confortável e moderno que qualquer condutor irá adorar conduzir.»

Personalização integral

O novo Defender estará disponível nos designs de carroçaria 90 e 110. A versão 90 irá disponibilizar até seis lugares e versão 110 apresentará a opção de cinco, seis ou 5+2 lugares. A gama inclui os modelos Defender, First Edition e os Defender X topo de gama, bom como a versão base e os acabamentos S, SE e HSE.  Os clientes poderão personalizar os seus veículos como nenhum outro Defender, graças a quatro pacotes de acessórios. Os pacotes Explorer, Adventure, Country e Urban proporcionam ao Defender um carácter distinto em virtude da gama de melhorias incorporadas. O exclusivo modelo First Edition apresenta uma especificação exclusiva e estará disponível durante o primeiro ano de produção.

Os clientes podem equipar o modelo com uma película de proteção acetinada para prolongar adicionalmente a vida da pintura exterior. A película sustentável, totalmente reciclável e sem solventes contribui para evitar contratempos: desde riscos ao estacionar até à fricção em arbustos. Estará disponível como opção de fábrica para as cores Indus Silver, Gondwana Stone e Pangea Green, e proporciona um acabamento contemporâneo e exclusivo enquanto protege a pintura do novo Defender.

Em complemento aos pacotes de acessórios, o novo Defender disponibiliza a gama mais completa de acessórios individuais Land Rover de sempre, como o Guincho elétrico com controlo remoto, a tenda de tejadilho, os toldos insufláveis resistentes à água ou os sistemas mais convencionais da barra de reboque e suportes de tejadilho.

Felix Bräutigam, Chief Commercial Officer, Jaguar Land Rover, afirmou:«O novo Defender estará disponível em 128 mercados internacionais e cumpre (e, inclusivamente, ultrapassa) os requisitos de emissões e a segurança mais rigorosos do mundo. Ao combinar a tecnologia avançada e estrutura mecânica robusta conseguimos proporcionar a atitude e o carácter que apenas se encontram no Defender. O nosso novo todo-o-terreno foi pensado para os corações mais aventureiros e mentes mais curiosas.» Graças às quatro versões, os dois estilos de carroçaria e a gama abrangente de opções e acessórios disponíveis, os clientes poderão personalizar o seu Defender para que seja o companheiro todo-o-terreno perfeito, independentemente do seu estilo de vida”.

Coleção Above and Beyond

As possibilidades de personalização do Defender vão mais além do próprio veículo, dado que os clientes podem também adquirir produtos da nova coleção Above and Beyond, uma coleção composta por 24 artigos que foram desenhados e desenvolvidos em parceria com a Musto®. A coleção de vestuário de alta performance para exteriores, equipamento técnico e acessórios proporcionam a mesma resistência que o famoso todo-o-terreno e incluem desde um casaco híbrido que se transforma facilmente num colete graças à tecnologia de fecho Quickburst, até um cinto com uma resistência 6.000 kg.

Encontram-se também disponíveis pacotes de estilo de vida que evocam os equivalentes do novo Defender, dado que agrupam uma seleção especial de artigos para o campo, a cidade, as aventuras ao ar livre e as “proezas” dos exploradores intrépidos.

O intuitivo sistema de configuração online permite aos clientes personalizar o Defender de forma rápida e fácil. Para selecionar a especificação que melhor se adapta às suas necessidades, visite:  www.landrover.pt/Defender

 

________________

* Apenas mercado da América do Norte (3.500 kg no Reino Unido, Europa e resto do mundo)
** Teto de abrir deslizante em lona disponível desde o lançamento do Defender 90. Será introduzido na versão 110 em 2020.
ª Os valores apresentados são resultado dos testes oficiais do fabricante, em conformidade com a legislação da UE. Apenas como termo de comparação. Os valores reais podem ser diferentes. Os valores de CO
e de consumo de combustível podem variar, de acordo com diferentes fatores como o estilo de condução, as condições ambientais, a carga e os acessórios. Os valores de autonomia no modo elétrico são calculados com um veículo de produção em série num percurso normalizado. A autonomia irá variar em função das condições do veículo e da bateria, do percurso específico, das condições exteriores e do estilo de condução.
Os condutores devem utilizar as características interiores do veículo apenas quando for seguro fazê-lo. Devem assegurar que têm sempre controlo total do veículo.
º O kit de instalação do guincho elétrico com controlo remoto estará disponível no início de 2020.