Sintra recebe a terceira edição do INTRADITION – “Meio século com futuro”

A terceira edição do INTRADITION, associada ao 50º aniversário da ourivesaria Arneiro 1969, sob o mote “Meio século com futuro”, vai decorrer de 4 a 31 de outubro, na Vila Alda – Casa do Eléctrico de Sintra.

INTRADITION
Terceira Edição do INTRADITION - “Meio século com futuro” - ®DR

 

O INTRADITION é um evento criado com a finalidade de mostrar mais sobre a joia. Trata-se de uma exposição temporária, de cariz cultural, cujo tema incide numa reflexão histórica sobre a Ourivesaria Portuguesa.

A exposição com o nome “Meio Século com Futuro”, conta com a curadoria da Professora Doutora Ana Cristina Sousa, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, uma académica com trabalho reconhecido na área da Ourivesaria Portuguesa.

Os visitantes são convidados a conhecer como a história da ourivesaria portuguesa se cruza com a história da Arneiro 1969, fundada por Reinaldo Arneiro.

INTRADITION
Terceira Edição do INTRADITION – “Meio século com futuro” – ®DR

Pretende-se com esta mostra, que se olhem para as joias de uma outra forma, proporcionando o conhecimento de alguns dos processos tradicionais de fabrico que marcaram a produção da prata e do ouro nos últimos séculos. Procura-se, assim, incutir no olhar e na mente do espectador a noção de ritmo e do tempo de execução de uma peça a partir de técnicas milenares ou centenárias, que conferem à joia não só um caráter estético, mas, também, toda a carga cultural e simbólica de um ‘saber fazer’.

De acordo com Mafalda Arneiro “As peças não surgem por acaso. Existem pessoas, que não só pelas mãos, mas também pela visão, pelo coração, pela emoção, transformam matéria prima em algo único e exclusivo. É essa visão e emoção que pretendemos despertar nos nossos visitantes e devolver à ourivesaria portuguesa a sua origem: o sentimento e o afeto na aquisição de uma joia. Queremos mostrar a história e o trabalho de toda uma área que faz parte da cultura e das tradições nacionais, suportada principalmente por estruturas familiares como a nossa”.

INTRADITION
50º aniversário da ourivesaria Arneiro 1969 – ®DR

A ourivesaria Arneiro 1969 é uma marca com 50 anos de história e que atravessa três gerações. Reinaldo Arneiro foi o seu fundador e tornou-se célebre na venda ambulante porta-a-porta, em mercados, praças e feiras tradicionais. A Arneiro, loja sediada na zona história de Sintra, especializou-se na comercialização de Filigrana conciliando esta área com a oferta de uma seleção de grandes marcas de Joalharia e Prataria artesanal, valorizando a excelência do que se faz em Portugal, de uma maneira mais transversal.

De forma complementar à exposição, há ainda um ciclo de tertúlias, a realizar todos os sábados do mês de outubro (4, 12, 19 e 26 de outubro) entre as 11:00 e as 12:30, desenvolvidas em parceria com a AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal. Estas conversas descontraídas e informais contam com a participação de diferentes intervenientes, desde nomes da nova geração de joalheiros portugueses aos mais consagrados, passando por clientes e até por profissionais da área da ourivesaria.

A Exposição INTRADITION irá decorrer de 4 a 31 de Outubro no espaço Vila Alda, Casa do Elétrico de Sintra, de segunda-feira a domingo, das 10:00 às 18:00. A entrada é gratuita.