Estudo científico revela a descoberta de novas espécies no Parque Nacional da Gorongosa

A descoberta de novas espécies é um dos resultados do estudo intitulado “Katydids (Orthoptera: Tettigoniidae) do Parque Nacional da Gorongosa e Centro de Moçambique”, de Piotr Naskrecki e Ricardo Guta, publicado na revista Zootaxa.

Parque Nacional da Gorongosa
Estudo científico revela a descoberta de novas espécies no Parque Nacional da Gorongosa - ®DR

 

Fruto de seis anos de trabalho, o artigo é o resultado do trabalho de campo na Gorongosa e no centro de Moçambique pelo Dr. Piotr Naskrecki e pelo seu parceiro cientifico Moçambicano Ricardo Guta, um ex-técnico do Parque Nacional da Gorongosa (PNG), que agora está a finalizar a sua licenciatura em entomologia. Os dados foram recolhidos principalmente durante pesquisas anuais sobre biodiversidade realizadas pelo Laboratório de Biodiversidade E.O Wilson, do PNG.

O artigo descreve a biologia, a distribuição e o comportamento acústico (cancões produzidas por estes insetos) de todas as 60 espécies que vivem na região. Também descreve 9 novas espécies científicas descobertas na Gorongosa; duas destas espécies pertencem a géneros inteiramente novos. Vinte e quatro espécies também foram registadas pela primeira vez em Moçambique.

Pelo menos duas das espécies recém-descobertas são endémicas da Gorongosa (elas não podem ser encontradas em nenhum outro lugar do mundo) e ocorrem na floresta tropical única da Serra da Gorongosa. Uma das outras novas espécies, Enyaliopsis iaculator, tem um comportamento defensivo pouco comum de atirar o seu próprio sangue aos agressores.

As novas espécies são as seguintes:

Gorongosa carri – Colocada num novo género nomeado após o Parque, esta espécie é descrita em homenagem ao Sr. Gregory Carr, cuja dedicação à restauração, conservação e desenvolvimento humano em Moçambique fez do Parque Nacional da Gorongosa uma das maiores histórias de sucesso da conservação da natureza no continente Africano.

Afroagraecia muagurai – Nomeada em homenagem ao Sr. Pedro Estêvão Muagura, Administrador do Parque Nacional da Gorongosa, em reconhecimento pelas suas contribuições significativas para a conservação da natureza em Moçambique.

Ovonotus abreuae – Nomeada em homenagem a Alcinda António de Abreu, ex-Ministra do Meio Ambiente de Moçambique, cujo apoio foi fundamental na inclusão da Serra da Gorongosa no Parque Nacional da Gorongosa.

Enyaliopsis iaculator – O epíteto específico desta espécie, iaculator (atirador em latim), refere-se ao comportamento defensivo desta espécie, durante o qual os insetos pulverizam o agressor com um jato da sua própria hemolinfa (sangue).

Eulioptera mutembai – Nomeada em homenagem ao Sr. Mateus Mutemba, Diretor Geral da Administração Nacional de Áreas de Conservação de Moçambique e ex-Administrador do Parque Nacional da Gorongosa pelas suas muitas contribuições para a conservação da biodiversidade.

Eulioptera carolli – Nomeada em homenagem ao Dr. Sean B. Carroll, um eminente biólogo da evolução e um fervoroso defensor do Projeto de Restauração da Gorongosa..

Parapyrrhicia guytonae – Nomeada em homenagem à Dra. Jennifer Guyton, uma bióloga da conservação e fotógrafa talentosa, que recolheu alguns dos espécimes das novas espécies.

Eurycorypha stalmansi – Nomeada em homenagem ao ecologista Dr. Marc Stalmans, pelas suas numerosas e significativas contribuições à investigação e conservação do Parque Nacional da Gorongosa.

Eurycorypha parkeri – Nomeada em homenagem ao Sr. Christopher M. Parker, um apoiante dedicado dos esforços de conservação e desenvolvimento do Parque Nacional da Gorongosa.