Adaptação de romance de José Saramago abre ORIENTE-SE – Festival de Teatro Amador

"Antes a morte que tal sorte" é o espectáculo que inaugura a terceira edição do ORIENTE-SE – Festival de Teatro Amador, no dia 19 de Outubro, às 21h30, no Auditório Fernando Pessa. Os Gambuzinos com 1 Pé de Fora, da Benedita, trazem a Lisboa uma peça encenada por José Carlos Garcia, director artístico da Companhia do Chapitô.

Festival de Teatro Amador
Adaptação de romance de José Saramago abre ORIENTE-SE - ®DR

 

Esta é uma adaptação do livro “As Intermitências da Morte”, de José Saramago, que, apesar de abordar a morte, fá-lo com humor e ironia. O que aconteceria a um país se a morte deixasse de matar? Como encarar a possibilidade de se ser imortal? Estas e outras questões serão abordadas no próximo sábado no palco de Marvila.

O ORIENTE-SE tem início no dia 19 de Outubro e, ao longo de quatro sábados (com um de intervalo), recebe quatro grupos oriundos de várias zonas do País. O anfitrião deste Festival é o Teatro Contra-Senso, grupo de teatro amador, sediado em Marvila, com 22 anos de vida.

A actriz Rita Lello é a Madrinha da terceira edição do ORIENTE-SE e estará presente na abertura do Festival.

 

ANTES A MORTE QUE TAL SORTE (60 min. | M/12)

A partir do livro “As Intermitências da Morte”, de José Saramago (o morto), com a presença de José Saramago (o, por enquanto, vivo) e outros tantos que não vale a pena elencar.

Depois de séculos mal-amada pela humanidade, a morte resolve abandonar o ofício. Aquilo que a princípio se parece uma bênção, rapidamente expõe as emaranhadas relações entre Igreja, Estado e a vida quotidiana. Um por um, ficam expostos os vínculos que ligam as instituições à mortalidade comum de todos os cidadãos. Mas na sua intermitência, a morte pode, a qualquer momento, retomar os afazeres de sempre. Então o que vai ser da nação já habituada ao caos da vida eterna?

 

Historial dos Gambuzinos com 1 Pé de Fora

Em 2012, um pé espreitou para fora. Esse pé tinha a ousadia de ir além do teatro. Era um pé que sonhava invadir a cultura em todas as suas linguagens. A sua ambição estendia-se a áreas sociais: queria estimular encontros, inventar convívios, aproximar as partes. Assim nasceu a associação Gambuzinos com 1 Pé de Fora, uma extensão independente do grupo de teatro do Externato Cooperativo da Benedita – Os Gambuzinos, criado em 1999.

Para além das produções próprias, os Gambuzinos com 1 Pé de Fora programam anualmente o Ao Teatro! Festival, no concelho de Alcobaça, já tendo acolhido vários grupos nacionais e internacionais.

 

Ficha técnica e artística

Texto: A partir de “As Intermitências da Morte”, de José Saramago | Encenação e Adaptação: José Carlos Garcia | Interpretação:Daniel Machado, José Saramago (o, por enquanto, vivo), Mariana Ferreira, Mónica Lourenço, Patrícia Fialho, Pedro Custódio, Sara Mateus, Sofia Serrazina | Interactividades: Fábio Santos | Desenho de luz: José Carlos Garcia, Baltazar Silva | Estagiário: Pedro Belo | Operador de luz: Baltazar Silva, Teresa Machado | Figurinos: Maria de Jesus Serrazina | Fotografia: Pedro Serrazina, Sérgio Paciência | Assistência de produção: Teresa Machado, Susana Serrazina | Produção: Gambuzinos com 1 Pé de Fora

 

ORIENTE-SE – Festival de Teatro Amador

Datas: 19 e 26 de Outubro – 9 e 16 de Novembro de 2019 | 21h30

Local: Auditório Fernando Pessa na Rua Ferreira de Castro 1900-697 Lisboa

Metro: Bela Vista

Autocarros: 755, 794

Coordenadas GPS: N 38.7504466 W -9.1202096

Bilhetes: 3€

Reservas

E-mail: [email protected]

SMS/WhatsApp: 917 504 801

 

PROGRAMA

ORIENTE-SE – Festival de Teatro Amador

19 de Outubro, 21h30

Antes a morte que tal sorte

Gambuzinos com 1 Pé de Fora

(Benedita)

26 de Outubro, 21h30

Retalhos de Um Homem

Teatro Independente de Loures

(Loures)

9 de Novembro, 21h30

Hotel da Bela Vista

Theatron – Associação Cultural

(Montemor-o-Novo)

16 de Novembro, 21h30

A Refeição

Ajidanha

(Idanha-a-Nova)