Mostra Espanha 2019 trouxe a Lisboa, Dorantes “A joia do piano flamenco”

David Peña Dorantes, conhecido internacionalmente como “a joia do piano flamenco”, estreou-se no passado dia 24, na emblemática Aula Magna, da Universidade de Lisboa depois de ter atuado na noite anterior na Casa da Música, na cidade do Porto.

Mostra Espanha 2019
Mostra Espanha 2019 trouxe a Lisboa, Dorantes “A joia do piano flamenco” - ©Aldrabiscas (Armando Saldanha)

Dorantes, apresentou um repertório flamenco baseado no álbum “El Tiempo por Testigo”, que arrebatou o publico, que várias vezes se levantou para aplaudir veemente o artista que introduziu o piano no flamenco, dando-lhe assim novos horizontes.

“El Tiempo por Testigo” o álbum que celebra os 20 anos de carreira do autor, inclui 10 obras, 7 atualizações e versões de temas que marcaram o seu percurso artístico e apresenta também 3 temas inéditos, em que Dorantes combina outros estilos musicais como o jazz e as músicas étnicas, numa procura de novas sonoridades.

Com formação em trio e Dorantes no piano, foi acompanhado pela experiência de Francis Posé no contrabaixo, com mais de 30 anos de carreira, e o virtuoso som de Javier Ruibal na bateria.

No baile, como artista convidada, Dorantes trouxe a Portugal a ‘bailaora’ Leonor Leal, dona de uma forte personalidade e de uma elegância de moimentos que não deixou ninguém indiferente.

Pertencente a uma das famílias ciganas lendárias na história do flamenco, estudou piano, harmonia e composição no Conservatório Superior de Música de Sevilha, cidade onde nasceu.  Durante muitos anos, tocou guitarra em recitais de flamenco, a acompanhar cantaores, sempre com o intuito de ganhar dinheiro para comprar um piano “a sério”.

Em 1998 compõe o emblemático “Orobroy”, considerado hoje um clássico do flamenco, pelo qual recebeu o Prémio Demófilo, e o Prémio Nacional da Crítica Especializada Flamenco Hoy, pelo melhor disco instrumental do ano.

Mais uma vez Francisco Carvajal esteve de parabéns, ao proporcionar-nos este espetáculo de único de rara qualidade e beleza.

A última apresentação inserida no Festival de Flamenco de Lisboa é no próximo dia 29 de novembro, (também na Aula Magna), com o conceituado bailarino Eduardo Guerrero.