11ª EDIÇÃO DOS DIT BUSINESS AWARDS PREMEIAM EMPRESAS BRITÂNICAS E PORTUGUESAS

No próximo dia 19 de novembro, às 18h30, na residência oficial do Embaixador Britânico em Portugal, terá lugar a 11ª edição dos DIT Business Awards, que visa premiar o sucesso das empresas britânicas e portuguesas e o seu contributo para o incremento das relações bilaterais estratégicas de comércio e investimento entre os dois países.

DIT Business Awards
11ª EDIÇÃO DOS DIT BUSINESS AWARDS PREMEIAM EMPRESAS BRITÂNICAS E PORTUGUESAS - ®DR

 

Os DIT Business Awards são um evento anual, organizado pelo Department for International Trade em Portugal. A iniciativa tem como objetivo reconhecer publicamente o esforço das empresas portuguesas que investiram no Reino Unido no último ano, e o sucesso das empresas britânicas em Portugal.
Ao reconhecer, quer o sucesso dos investidores portugueses no Reino Unido, quer o das empresas britânicas em Portugal, este evento vai ao encontro da agenda de promoção do comércio, investimento e políticas comerciais entre Portugal e o Reino Unido.

Na primeira edição deste evento em março de 2008, 7 empresas portuguesas foram premiadas pelo investimento directo no mercado Britânico. Onze anos depois, são mais de uma centena as empresas portuguesas implementadas no Reino Unido que contaram com o apoio da equipa de investimento do DIT em Lisboa, com novos projectos de investimento em fase de desenvolvimento. No último ano, a equipa apoiou até à meta final 13 projectos, que resultaram no estabelecimento de empresas portuguesas no Reino Unido e/ou na expansão das suas operações neste mercado, o que equivale a um plano de investimento global de cerca de 1.4 mil milhões de euros (1.2 mil milhões de libras), e 696 novos postos de trabalho.
Relativamente às empresas portuguesas, a categoria International Expansion premeia a A4F, a Blueworks, a Constructel, a Infraspeak, e a TrueWind. Por outro lado, a S24 Group será premiada na categoria Investment Growth, enquanto que a EDP Group será distinguida na categoria Significant Investor.

Nesta edição são ainda distinguidas 14 empresas britânicas a operar em Portugal, que se têm pautado pelo sucesso e pelo contributo para a agenda de crescimento económico do governo britânico. Estas empresas fazem parte de um grupo alargado de organizações apoiadas pelo DIT em Lisboa no último ano, que somam entre si um volume estimado de cerca de 192,4 milhões de euros (165,1 milhões de libras) em transações comerciais de produtos e serviços nos mais diversos sectores.
Neste âmbito serão premiadas a AstraZeneca, a Babcock International Group, a Bonhams, a Coates Global, a Ebury, a EY, a Leonardo Helicopters, a Metaswitch, a Paysafe Group, e a Seven Technologies Group na categoria Export Growth.

Premiando o investimento direto, a Blip (Grupo Paddy Power Betfair), a Round Hill Capital, a Savannah Resources e a Whitestar receberão o prémio de Overseas Direct Investment.
A novidade desta edição é a categoria de Institutional Partner, na qual é reconhecida a excelente colaboração desenvolvida com um parceiro estratégico, com o objetivo de promover as relações bilaterais entre Portugal e o Reino Unido. Esta categoria vai distinguir a idD Portugal, Plataforma das Indústrias de Defesa Nacionais.

João Sebastião, Diretor do DIT Portugal afirma que “as distinções feitas às empresas que apoiam a agenda de crescimento económico bilateral são reconhecidas pela comunidade empresarial portuguesa como uma importante valorização da capacidade de internacionalização e do esforço empreendedor das mesmas. Os DIT Business Awards são um momento de celebração das relações comerciais entre o Reino Unido e Portugal e das sinergias que se criaram ao longo do ano transato entre os dois países. Ver todo sucesso que as empresas alcançaram a nível nacional e internacional é, para o DIT, muito recompensador.”
A cerimónia de entrega dos DIT Business Awards deste ano contará com a presença do Comissário para o Comércio na Europa, Andrew Mitchell. Nomeado pelo Governo Britânico como responsável pela promoção do comércio, investimento e políticas comerciais entre o Reino Unido e a Europa, supervisionando trinta e duas equipas entre os quarenta e três países europeus que compõem a rede internacional do Department for International Trade. Esta será a sua segunda visita a Portugal, e terá como objectivo reconhecer e reforçar as relações bilaterais estratégicas de comércio e investimento entre os dois países.

O Comissário para o Comércio na Europa irá entregar os prémios em conjunto com o Embaixador Britânico em Portugal, Christopher Sainty.

 

 

 

Sobre o Department for International Trade:

O Department for International Trade (DIT) é responsável por promover a expansão internacional das empresas britânicas e atrair investimento estrangeiro para o Reino Unido. O DIT é uma organização governamental especializada, responsável por negociar políticas de comércio internacional, apoiar empresas, bem como desenvolver uma estratégia de diplomacia comercial voltada para o exterior.