“Sintonias Serranas” no Teatro Cine de Gouveia, com entrada gratuita

Depois de ter sido apresentado na Praça do Município no início de agosto, integrado no festival “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela”, “Sintonias Serranas” chega agora ao Teatro Cine de Gouveia.

Teatro Cine de Gouveia
Sintonias Serranas - ®DR

 

No próximo dia 23 de novembro, pelas 21h30, Gouveia volta a receber o espetáculo “Sintonias Serranas”, integrado no programa “Cultura em Rede”, promovido pela CIM-BSE – Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela, que conta com a participação de vários músicos de diferentes localidades, todos reunidos no mesmo palco.

“Sintonias Serranas”, é um espetáculo visual e sonoro, com imagens, apontamentos e texturas que interagem com melodias, poemas, histórias e testemunhos, numa articulação direta com imagens criadas para o efeito.

Sobre textos de Vergílio Ferreira foram criadas coreografias conjuntas unificadoras de personalidades distintas, integrando de forma harmoniosa a sonoplastia ao vivo, a partir de instrumentos musicais e de voz, com a imagem em movimento.

Em “Sintonias Serranas” os espetadores terão a oportunidade de recordar melodias e canções de todos os tempos, que despertam a memória afetiva e palavras que nos descrevem vivências e hábitos que se vivem no território.

A criação e produção esteve a cargo da Coruja do Mato Cooperativa Cultural, com direção artística de Tiago Pereira e produção executiva de Diana Caramelo. O espetáculo conta ainda com a participação de voluntários de todas as idades, provenientes dos concelhos de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas e Seia.

Lançado em 2018, o projeto “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela” consiste em espetáculos de dança, música e teatro em cada um dos 15 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, a mentora do projeto. Incluiu a apresentação de 15 espetáculos em formato de festival durante os meses de julho e agosto e teve cofinanciamento dos programas Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.