SEAT sobre duas rodas

Já passaram 66 anos desde que a SEAT desenhou o seu primeiro carro. Agora, com o seu novo concept, entra na mobilidade do futuro e fá-lo sobre duas rodas. Elétrico, conectado e orientado para ser partilhado: trata-se do concept e-Scooter desenhado pela SEAT.

SEAT sobre duas rodas - ®DR

 

Uma nova abordagem. Mudar o mindsetfoi a chave para começar com o design do novo concept e-Scooter da SEAT:“É outra visão. Uma mota é muito mais interativa com o ser humano e há mais implicações ergonómicas”,afirma Joan Melenchon, designer de exteriores da SEAT. Este foi o primeiro desafio para a equipa que criou o concept e-Scooter. Mais peças e mais relações entre os elementos para construir um todo único.“Para um designer de automóveis foi obviamente um grande desafio criar algo para um público diferente daquele a que estamos acostumados”, diz Francesca Sangalli, responsável de Color&Trim da SEAT.

Funcionalidade 100% elétrica. Desenhado e criado em Barcelona, a cidade europeia com mais motociclos, o concept e-Scooter faz parte da estratégia de mobilidade urbana da empresa. A sua estrutura é formada por linhas simples e estilizadas de base geométrica.“Priorizámos que deveria ser um objeto simples, icónico e prático. Não queríamos fazer um objeto minimalista em termos visuais, e sim em termos da sua utilidade”,explica Joaquín García, responsável pela equipe de Design de Exteriores da SEAT. Design 100% funcional para uma scooter 100% elétrica, com bateria removível para facilitar a recarga.

Concebido para partilhar. O concept e-Scooter foi desenvolvido para todo o tipo de clientes, mas centra-se principalmente no motosharing. Por esta razão, foram utilizados materiais duráveis, tais como borracha nos pára-choques laterais, e as peças foram estrategicamente divididas para que possam ser facilmente substituídas. O assento também é especial, envolvente e tem capacidade para dois capacetes. Para estar conectado, tem duas entradas USB e um espaço para colocar o telemóvel.

Segurança fluorescente. No seu design, uma ideia chave também prevaleceu para reforçar esta aposta no veículo partilhado: a visibilidade.“Queríamos que fosse facilmente memorizável e concentrámo-nos em criar um produto muito icónico. Deixamos a scooter, saímos e lembramo-nos dela”, diz Joan Melenchon. Os designers de Color&Trim escolheram o preto como base para todo o concept, realçado com uma cor de flúor nas áreas mais marcantes.“Somente nestes elementos colocámos esta forte cor flúor, que também ajuda a visualização do concept e-Scooter a todos os outros condutores, dando-lhe uma vantagem de segurança”, diz Francesca Sangalli.

Inspirado na indústria automóvel. As mais recentes tecnologias aplicadas ao mundo automóvel também estão presentes no concept e-Scooter da SEAT. Destaca um sistema de iluminação que abrange todo o perímetro dianteiro e traseiro, com uma novidade já habitual nos automóveis, mas não nos motociclos:“Está equipado com sinais de mudança de direção dinâmicos, que hoje em dia são componentes básicos nos automóveis, e que queríamos incluir na scooter pois fornecem uma indicação inequívoca e potenciam esta iconicidade.”, refere Joan Melenchon.

O SEAT e-Scooter em números

100% elétrico

115 Quilómetros de autonomia

11 kW de potencia (equivalente a 125cc)

Velocidade máxima de 100 km/h

De 0 a 50 km/h em 3,8 segundos

Espaço para dois capacetes

Custo de carregamento de 0,7€/100 km