A tradição festiva dos Reis assinalada com três momentos em Guimarães

O “Convívio de Reis” realiza-se já na próxima segunda-feira, 06 de janeiro, com cerca de dois mil participantes no Multiusos de Guimarães. Seguem-se as “Reisadas da Infância” e ainda o “Encontro de Reis”.

Guimarães
A tradição festiva dos Reis em Guimarães - ®DR

 

A Câmara Municipal de Guimarães, em colaboração com a Fraterna – Centro Comunitário de Solidariedade e de Integração Social, realiza esta segunda-feira, 06 de janeiro, entre as 12h30 e as 17h00, mais uma edição do Convívio de Reis, que terá lugar no Multiusos de Guimarães, com a participação aproximada de dois mil idosos.

Este evento, dirigido a todos os portadores do Cartão Municipal do Idoso, consiste num almoço partilhado, pautado por vários momentos de animação, que visa a promoção do convívio entre os idosos do concelho de Guimarães.

Na sexta-feira, 10 de janeiro, decorre a iniciativa “Vamos Cantar as Reisadas 2020”, no Largo da Oliveira, destinada aos mais jovens. O Município de Guimarães, os Jardins de Infância e ATL unem-se mais uma vez para celebrar o Dia de Reis com todas as suas crianças a cantar as Reisadas no Largo da Oliveira, no dia 10 de janeiro, das 10h00 às 12h00. Estão confirmadas 20 Instituições e cerca de 1300 crianças, nesta iniciativa: Casa do Povo de Creixomil, Casa do Povo de Fermentões, Centro de Solidariedade Social Cultura e Desporto de Somelos, Centro Social da Paróquia de Penselo, Centro Paroquial de S. Romão e Mesão Frio, Centro Social Padre Manuel Joaquim de Sousa, Centro Social Paroquial de Fermentões, Centro Social Paroquial de S. Dâmaso, Centro Social Paroquial N.ª Sr.ª da Conceição, Colégio do Ave, Colégio N.ª Sr.ª da Conceição, Fraterna, GDR “Os Amigos de Urgeses”, Infantário Nuno Simões, Jardim de Infância de S. Francisco, Lar de Santa Estefânia, Obra Social Sagrado Coração de Maria (Vila Pouca), Patronato de São Sebastião, Patronato N.ª Sr.ª da Oliveira e SARC Salgueiral.

Na quinta-feira, 16 de janeiro, terá lugar o “Encontro de Reis – Idosos” entre as 14h30 às 17h00, no Multiusos de Guimarães. No sentido de preservar as tradições que caracterizam a quadra natalícia na proximidade entre as famílias e a comunidade, as Instituições de Apoio a Idosos do concelho vão celebrar os Reis interpretando temas alusivos à quadra.

 

 

Fonte: CMG