Porto vence em Alvalade, no primeiro clássico de 2020

Com uma vitória ‘conquistada a ferros’ o Porto foi a Alvalade vencer o Sporting por duas bolas a uma.

Sporting vs Porto
Porto vence primeiro clássico de 2020 - ©Joaquim Machado

O jogo começou alguns minutos atrasados e com o Porto “a puxar dos galões”, num estádio onde não venciam há mais de 10 anos e com o Sporting a tentar dificultar-lhes a vida.

E logo aos 6 minutos o Porto ganhou vantagem por intermedio de Marega que recebe uma bola longa de Corona.  Frente a Maximiniano, o maliano, só teve de tocar a bola para o fundo da baliza dos leões.

Pouco antes da meia hora de jogo, Pepe lesiona-se obrigando Sérgio Conceição a mexer na equipa.

O Sporting conseguiu manter a cabeça fria, continuando a pressionar e aos 44 minutos, numa grande jogada, Vietto à entrada da área solta Acuña, que remata de ângulo apertado, não dando hipótese de defesa ao guarda rede portista. Estava feita a igualdade.

Ao intervalo, o clássico, ficou marcado pelo golo de Marega logo aos 6 minutos, pela lesão de Pepe e pelo golo do Sporting em cima do final do primeiro tempo.

Recomeça a segunda parte da partida com uma excelente jogada individual de Vietto que esteve muito perto de fazer o segundo golo para o Sporting, mas a bola acertou no poste.

As Sporting e FC Porto vieram do intervalo com uma vontade renovada de decidir rapidamente o jogo, e durante alguns minutos, os dragões enfrentaram grandes dificuldades com a equipa da casa a ter oportunidades flagrantes de golo na sequência de remates de Vietto e de Bruno Fernandes e Luiz Phellype.

Numa fase do jogo em que o Sporting se impunha, um golpe de sorte, deu ao FC Porto novamente vantagem no marcador. O canto marcado por Alex Telles foi direito à cabeça de Soares que salta sozinho, fazendo o segundo para os dragões.

O Sporting voltou ao ataque, com Coates a atirar à trave após um canto de Bruno Fernandes.

No final do jogo, o FC Porto, mantém-se a quatro pontos de distância do líder Benfica, após o difícil triunfo em Alvalade (2-1). O Sporting fica a 16 pontos do 1º lugar e a 12 dos rivais desta noite.