Feira Medieval de Torre de Moncorvo já tem data marcada

A próxima edição da Feira Medieval de Torre de Moncorvo terá como tema principal “Trovas de D. Dinis na Terra do Ferro” e ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de abril.

Torre de Moncorvo
Feira Medieval de Torre de Moncorvo - ®DR

 

O Rei D. Dinis não só apreciava literatura, como foi ele próprio um poeta notabilíssimo e um dos maiores e mais fecundos trovadores do seu tempo. Aos nossos dias chegaram 137 textos da sua autoria, distribuídos por todos os géneros (cantigas de Amor, cantigas de Amigo e cantigas de Escárnio e Maldizer).

Em 2020, a Feira Medieval manterá as suas características mais importantes, nomeadamente o de ser dedicada a El Rei D. Dinis, assim como o ferro estar presente.

Dinis na sua passagem por Santa Cruz da Vilariça verifica a centralidade do lugar onde hoje se situa Torre de Moncorvo e a sua importância na defesa contra as incursões espanholas, atribuindo a 12 de Abril de 1285 foral a “Turre Menendi Corvi “ e manda construir a cerca, como refere o documento de 1295. A 2 de Novembro de 1319 concede-lhe Carta de Feira. Com o surgimento desta nova vila, D. Dinis incentiva o povoamento e a exploração económica da região, fomentando todos os meios de uma riqueza nacional, na extração de prata, estanho e ferro.

No decorrer dos três, irão poder ser vividas experiências que vão desde as recriações históricas às cantigas de amigo, escárnio e maldizer.

 

 

 

Fonte: CMTM