Samuel Barata, e Carla Salomé Rocha, campeões nacionais de atletismo de estrada
Samuel Barata, atleta do Benfica, e Carla Salomé Rocha, atleta do Sporting, sagraram-se este sábado campeões nacionais de atletismo de estrada ao vencerem os respetivos escalões da prova de 10 quilómetros, realizada este sábado em Oeiras.
Há semelhança do que aconteceu em 2019, na classificação coletiva, o Benfica triunfou no setor masculino e o Sporting conquistou o primeiro lugar em femininos.
A prova masculina foi decidida nos metros finais, com Samuel Barata, com o tempo de 29.32 minutos, a superiorizar-se a Luís Saraiva (29.39 minutos), do Sporting de Braga, e ao colega de equipa Rui Pinto (29.44), vencedor da prova em 2019.
Samuel Barata, campeão nacional de estrada de atletismo, pela segunda vez – a 1ª vitória foi em 2018 – revelou que o segredo para aparecer bem nesta fase foi a preparação psicológica. “só tive de me concentrar e trabalhar psicologicamente”, disse o atleta do Benfica, depois de cortar a meta no Complexo Desportivo do Jamor.
Em femininos, as atletas do Sporting dominaram por completo a prova que começou e terminou no Complexo Desportivo do Jamor.
Depois de nos primeiros quilómetros a liderança ter sido repartida, a partir dos seis quilómetros Carla Salomé Rocha isolou-se na frente da corrida e cortou a meta com o tempo de 32.49 minutos, seguida de Jéssica Augusto (33.15 minutos) e Sara Catarina Ribeiro (33.27), que havia vencido em 2019.
Carla Salomé Rocha conseguiu nesta prova o seu primeiro título de campeã nacional e disse tratar-se de um momento “especial” esperando que este triunfo possa ser prenuncio de um ano de sucessos, com os Jogos Olímpicos Tóquio 2020, como grande objetivo.