11ª Edição dos Prémios Mesa Marcada conta com a presença da Makro Portugal

A Makro Portugal juntou-se a mais uma edição da entrega dos Prémios Mesa Marcada, que se realizou ontem, dia 20 de janeiro, na Gare Marítima de Alcântara (Doca Alcântara), em Lisboa, tendo como objetivo a eleição dos dez melhores Restaurantes e Chefes na área da gastronomia.

MAKRO PORTUGAL
11ª Edição dos Prémios Mesa Marcada - ®DR

 

Miguel Pires e Duarte Calvão, autores do blogue “MESA MARCADA” foram os anfitriões desta entrega de prémios, que este ano contou com um júri de 225 pessoas ligadas à área da gastronomia, entre chefes, jornalistas, bloggers, ou simplesmente bons garfos que elegem os seus restaurantes e chefes favoritos.

Isabel Caeiro, Communication & Engagement Manager da Makro Portugal, realça que: “Para a Makro é muito gratificante apoiar uma vez mais a entrega destes prémios que são caracterizados por deixar o mundo da gastronomia portuguesa em suspense e desperto para novos talentos.”

Ao longo do evento foram atribuídos prémios especiais aos restaurantes que entre os primeiros, mais posições subiu, ou teve a maior entrada, no ranking de “Os 10 Restaurantes” e os “10 Chefes do Mesa Marcada”, com o maior número de votos dos júris.

Da listagem de galardoados fazem parte Filipe Carvalho, chefe executivo do Fifty Seconds, que se destacou como Chefe Revelação do Ano, Prémio Especial Makro. Foram eleitas ainda as seguintes categorias:

“Mesa Diária” – O Frade

“Restaurante Novo do Ano” – Essencial (André Lança Cordeiro)

“Destaque do Ano” – Fifty Seconds (Filipe Carvalho)

“Chefe de Pasteleiro do Ano” – Diogo Lopes (Four Seasons Ritz Hotel)

”Prémio Carreira” – Joachim Koerper, do restaurante Eleven.

Por último, o Prémio Maria José Macedo, para a categoria “Produtor/Fornecedor do Ano”, manteve-se com a homenagem a Maria José Macedo, da Quinta do Poial, e foi entregue à Bísaro – Salsicharia Tradicional.

Este ano trouxe novidades, com o intuito de dar visibilidade e dignificar outras funções e áreas ligadas à restauração e à gastronomia e, como tal, foram eleitos dois novos galardões ao palmarés: “Escanção do Ano” – André Figuinha, do Feitoria, e Prémio Especial, com “Serviço de Sala do Ano– Fifty Seconds.

“Acreditamos na distinção do trabalho dos profissionais de cozinha e queremos promover ainda mais a sua visibilidade. Além de ser um projeto inovador e dinâmico, todos os anos assinala momentos muito importantes junto de talentos da gastronomia nacional e enaltece a criatividade, bem como pratos preparados nas melhores cozinhas portuguesas, que são tão elogiados internacionalmente. Esta é sem dúvida uma iniciativa que se identifica com o nosso propósito e ADN”,conclui Isabel Caeiro.

A iniciativa MESA MARCADA, que existe desde 2009, é a única no país a eleger um ranking dos melhores restaurantes e chefes a trabalhar em Portugal, a partir de uma eleição em que participam chefes de cozinha e outros profissionais ligados à restauração e hotelaria, bem como jornalistas, críticos, bloggers e gastrónomos conhecidos no meio.