
Portugal representado em Estugarda nas Olimpíadas de Culinária 2020, com duas equipas
Portugal representado em Estugarda nas Olimpíadas de Culinária 2020, com duas equipas
Portugal representado em Estugarda nas Olimpíadas de Culinária 2020, com duas equipas
Exposição de pratos da ementa
Apresentação dos pratos pelo Chef Jorge Fernandes
Exposição de pratos da ementa
Finger food frios
Travessa fria de peixe e marisco
Prato vegan
Lombo de borrego assado, rolo de borrego com farinheira, pastel de pá de borrego, cenoura, ervilhas e molho de borrego
Biscuit de chocolate, crocante de praliné, mousse de avelã e trufa quente de chocolate
Portugal representado em Estugarda nas Olimpíadas de Culinária 2020, com duas equipas
Para dar a conhecer à comunicação social, as duas equipas nacionais e os pratos que serão apresentados em Estugarda, realizou-se na passada sexta-feira (24) uma degustação na sede Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal.
As nossas expectativas foram superadas pelas ementas apresentadas. O sabor tipicamente português está sempre presente e, sobretudo, dois dos pratos que integram as ementas concorrentes surpreendem pela diferença, requinte de sabor e simplicidade na apresentação.
Orientada pelo Chefe Celso Padeiro a equipa sénior, conta com nove elementos, enquanto que equipa júnior, com onze elementos, tem à frente o Chefe Jorge Fernandes.
A equipa de competição Sénior de 2020 é composta pelo capitão Celso Padeiro, Luis Gaspar (Capitão Adjunto), Pedro Monteiro, João Silva, Fábio Santos, Marcelo Santos, Diogo Ornelas, Joaquim Sousa (Chef Pastelaria) e João Simões. Por seu turno, a equipa de competição Júnior de 2020 é composta pelo capitão Jorge Fernandes, Paulo Vieira, Miguel Ramos, Sérgiu Ursu, André Serra, Tiago Silva, Tomás Pereira, Tomás Morgado, Iuri Duarte, Rafael Pombeiro e João Duarte.
As salas de exposição de Estugarda vão transformar-se no maior restaurante do mundo, onde cercade 2.000 chefs de 59 países, irão preparar mais de 7000 menus para enfrentar a maior competição de Culinária Global.
A competição de 2020 é dividida em 2 provas: A Mesa do Chef que acontece a 15 de fevereiro, com um tempo de uma preparação de 5h, e que será servida a 12 pessoas.
Na mesa do Chef será servido em vários momentos, 2 x Dips ou manteiga ou paté, 6 x Finger foods (canapés), Travessa de peixe e marisco, Prato vegan, Prato principal de Borrego, Sobremesa, Petit fours, Escultura de chocolate, açúcar e pastilhagem.
O Menu Quente vai a competição a 17 de Fevereiro e começa com STARTER PORTUGAL NATIONAL TEAM (Rolo de lavagante com coentros, robalo corado com molho de caldeirada, ravioli de robalo, espargos brancos, saladinha de tomate e rebentos), MAIN COURSE PORTUGAL NATIONAL TEAM (Magret de pato recheado com foie gras e cogumelos, aba leitão assado com molho de vinho do Porto, bolinha de carne crocante, puré de batata doce e salteado de ervilhas, aipo e hortelã) e DESSERT PORTUGAL NATINAL TEAM (Bolo dacquoise de amêndoa, mousse e sablé de coco, gelatina de manga e maracujá, gelado de manga, fruta fresca). A equipa tem 6h para a preparação do menu de raiz, sendo servido a 110 pessoas.
As Equipas de competição de Culinária surgiram pela primeira vez em 1992, integrando a Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP), membro da Federação Mundial de Chefs (WACS).
Desde a sua criação em 1992, as Equipas já participaram em dezenas de competições internacionais de onde trouxeram medalhas de ouro, prata e bronze.
Nas últimas olimpíadas de Culinária, que decorreram em Erfurt no ano de 2016, a Equipa Sénior de Competição Culinária ACPP conquistou medalha de Prata na Categoria Culinary Arts com o Chef Celso Padeiro e medalha de bronze na Categoria Pastry Art Chef Luis Gaspar. A Equipa Júnior de Competição Culinária ACPP Conquistou a medalha de Bronze.
As equipas de competição Culinária ACPP contam com o patrocínio da MAKRO PORTUGAL, UNILEVER FOOD SOLUTIONS, NORWEGIAN SEAFOOD COUNCIL, DE BUYER e XPEPPER.