Festival da Enguia arranca este fim de semana na Lagoa de Santo André

O 6.º Festival da Enguia da Lagoa Santo André tem início esta sexta-feira e prolonga-se até dia 9 de fevereiro, esperando milhares de visitantes para degustar os mais variados pratos confecionados com uma iguaria única, a enguia. A mostra é organizada pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, com o apoio da Junta de Freguesia de Santo André.

Lagoa de Santo, Santiago do Cacém,
Festival da Enguia na Lagoa de Santo - ®DR

 

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, sublinhou que, para esta edição do Festival, “as expectativas são otimistas tendo em conta o que foram as edições anteriores, a novidade deste ano é que aumentámos o número de dias do Festival que vai passar de 10 para 17 dias, esta decisão vai ao encontro do que os proprietários dos restaurantes nos haviam solicitado.” Esta 6.ª edição conta com a participação de nove restaurantes da freguesia de Santo André “promovendo assim a enguia, uma iguaria muito própria, que é em si um ex-libris gastronómico porque é capturada num ex-libris ambiental que é a Lagoa de Santo André,” sublinha Álvaro Beijinha. O Autarca explica que “quando lançámos a iniciativa, há seis anos, o objetivo era o de promover o Município através da gastronomia e em particular de um produto local que é a enguia, o que foi claramente alcançado. Salientando que “mais importante que os dias do Festival é a sua repercussão, pois reflete-se ao longo de todo o ano na restauração.” A data escolhida para a realização do Festival da Enguia prende-se com dois aspetos, ser a altura ideal para a captura da espécie e ao nível turístico ser a denominada época baixa, atraindo assim clientes para a restauração.

Este 6.º Festival tem como restaurantes aderentes A Cascalheira, Chez Daniel, Faz-te Esperto, Ti Lena & Casa do Gin, A Charrua, Quinta do Giz, Copacabana, Tasquinha do Ilídio e O Gatinho, todos situados na Freguesia de Santo André. Quanto às ementas contam com as mais variadas propostas que vão desde as enguias fritas às grelhadas, do ensopado à caldeirada, na cataplana ou de escabeche. Propostas, por si só, suficientes para uma visita, às quais se junta o magnífico património natural e cultural do concelho de Santiago do Cacém.

O Festival da Enguia da Lagoa de Santo André não tem qualquer caráter competitivo, nem pressupõe qualquer classificação entre os participantes, que vão estar, uma vez mais, única e exclusivamente focados em dar a conhecer aquele que é considerado um orgulho da gastronomia local, através do saber fazer e da criatividade.

 

 

 

Fonte: CMSC