CONVERSAS COM CIÊNCIA | O MISTERIOSO SONO DOS GOLFINHOS: HISTÓRIAS DE EVOLUÇÃO DEBAIXO DE ÁGUA

“O Misterioso Sono dos Golfinhos: Histórias de evolução debaixo de água” é o tema do Conversas com Ciência, que acontecerá no Parque de Serralves pelas 11,00 horas de dia 16 de fevereiro.

Serralves, CIIMAR, Conversas com Ciência , Parque de Serralves,
Conversas com Ciência | O Misterioso Sono dos Golfinhos: Histórias de evolução debaixo de água - ®DR

 

Serralves em parceria com o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), promove o Conversas com Ciência queconvida um investigador e a comunidade para uma conversa informal, um domingo por mês, no Parque de Serralves. Esta partilha assente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, terá como especial destaque temas como: “Proteger a vida marinha”; “Ação climática”; “Saúde de qualidade”; “Erradicar a fome”; “Água potável e saneamento”; e “Energias renováveis e acessíveis”. Estas sessões visam aproximar a comunidade a ciência e comunicação de ciência através do conhecimento do trabalho desenvolvido pelos investigadores do CIIMAR.

No passado mês de janeiro, o biólogo e Presidente da Direção do CIIMAR Vitor Vasconcelos, conduziu as conversas sobre as oportunidades de conhecimento e exploração do Oceano no Conversas com Ciência, que teve o mote de POR MARES NUNCA ANTES NAVEGADOS .

Este domingo, cabe ao investigador Filipe Castro lançar mais um tema das Conversas com Ciência:

O MISTERIOSO SONO DOS GOLFINHOS: HISTÓRIAS DE EVOLUÇÃO DEBAIXO DE ÁGUA

Anteriormente impossíveis de estudar, a atual revolução tecnológica no estudo dos genomas (ADN) permite agora abordar questões biológicas fundamentais. Perguntas aparentemente simples como o saber quando uma determinada caraterística biológica surgiu num conjunto de organismos revelam-se afinal de uma extraordinária complexidade. Nesta conversa serão explorados alguns exemplos de estudos evolutivos num grupo icónico de mamíferos marinhos, as baleias e os golfinhos, relativamente à sua pele e sono “especial” em ambiente aquático.

 

Sobre o Investigador Filipe Castro:

Licenciou-se em Biologia pela Universidade do Porto. No seu percurso de doutoramento passou pelas Universidades de Reading e Oxford (Reino Unido), estudando a evolução de um conjunto de genes essenciais para o desenvolvimento embrionário. Atualmente, Filipe Castro é investigador do CIIMAR-UPorto e professor auxiliar na FCUP. Entre os seus interesses de investigação está o estudo do ADN para compreender a história evolutiva de várias espécies animais, especialmente no contexto dos impactos negativos resultantes das alterações globais em curso.