Praia fluvial de Monsaraz recebe primeira etapa dos principais campeonatos nacionais de windsurf

A praia fluvial de Monsaraz recebe de 22 a 25 de fevereiro o Monsaraz Windsurf Festival. Esta competição integra a primeira etapa dos campeonatos nacionais das três classes de topo do windsurf, nomeadamente de Formula Windsurfing, de Formula Foil e de Raceboard, mas também o Windsurfing Course Racing Open.

Praia fluvial de Monsaraz recebe primeira etapa dos principais campeonatos nacionais de windsurf
Praia fluvial de Monsaraz recebe primeira etapa dos principais campeonatos nacionais de windsurf - ®DR

 

A competição vai decorrer no Grande Lago Alqueva, em frente à praia fluvial de Monsaraz, e terá em prova mais de 40 windsurfistas de Portugal e de Espanha nas categorias de seniores, juniores, veteranos, Gmaster, Master e femininos. Miguel Martinho, do Clube Naval de Portimão, é o atleta mais premiado em prova, tendo vencido no ano passado o primeiro Campeonato Nacional de Formula Foil e pela vigésima primeira vez o Campeonato Nacional de Formula Windsurfing.

O Monsaraz Windsurf Festival é organizado pela Federação Portuguesa de Vela e pelo Clube Naval de Portimão com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz e da Associação Formula Windsurfing. Durante os quatro dias de competição poderão realizar-se 12 regatas para cada um dos campeonatos, nomeadamente para o Campeonato Nacional de Formula Windsurfing, Campeonato Nacional de Formula Foil e Campeonato Nacional de Raceboard, no entanto, a prova só será validada se houver condições de vento para se disputarem, no mínimo, três regatas de cada classe.

A primeira largada está prevista para dia 22 de fevereiro, às 14h, se o vento estiver entre o intervalo mínimo e máximo indicado nas regras de cada classe para decorrerem as regatas. Nos restantes dias de competição, a primeira regata está prevista para as 11h, podendo realizar-se mais tarde devido ao vento.

Praia fluvial de Monsaraz recebe primeira etapa dos principais campeonatos nacionais de windsurf
Praia fluvial de Monsaraz recebe primeira etapa dos principais campeonatos nacionais de windsurf – ®DR

O programa do Monsaraz Windsurf Festival integra ainda no sábado, a partir das 16h, uma Festa Sunset e uma prova de vinhos da Adega José de Sousa no Centro Náutico de Monsaraz. Na segunda-feira, às 17h, realiza-se outra festa no mesmo local para apreciar o pôr do sol desde a praia fluvial de Monsaraz e à noite haverá uma visita ao Observatório Lago Alqueva.

O final do campeonato e a entrega de prémios vai decorrer no dia 25 de fevereiro pelas 17h. A organização vai premiar os três primeiros classificados da classificação geral, da Formula Windsurfing, da Formula Foil e de Raceboard, e os vencedores das categorias júnior, Master, Gmaster, veteranos e femininos nas classes de Formula Windsurfing e de Formula Foil.