Volvo apresenta o Polestar Precept

A Polestar, marca de performance elétrica do Volvo Car Group, revelou esta semana o seu novo protótipo Polestar Precept.

Volvo apresenta o Polestar Precept
Volvo apresenta o Polestar Precept - ®DR

 

Este modelo, cuja apresentação ao público está agendada para o próximo mês de Março no Salão de Genebra, pretende representar a visão de futuro da marca na qual a aplicação de materiais sustentáveis, uma melhoria contínua da experiência digital e um design minimalista serão os pilares fundamentais.

O nome Precept foi escolhido pois enfatiza o papel do automóvel na intenção da Polestar em constituir-se como uma marca de performance elétrica contemporânea. Precept é um manifesto do que está para chegar, uma declaração. O automóvel que representa uma etapa importante para a Polestar representando por si só uma filosofia de design única e fortemente incorporada num espírito puro, progressista e de perfomance.

“O Precept é uma declaração, uma visão daquilo que a Polestar representa e do que a torna relevante. Este modelo é uma resposta aos desafios atualmente apresentados à industria automovel e à sociedade. Isto não é um sonho para um futuro distante, o Polestar Precept é uma antecipação dos próximos modelos e mostra como podemos aplicar a inovação para minimizar o nosso impacto ambiental.”

Thomas Ingenlath, Chief Executive Officer of Polestar

Este novo modelo elétrico de 4 portas apresenta o conceito Minimalistic Athleticism, o tipo de design que a marca pretende aplicar nos seus futuros modelos.

Com uma distância entre eixos de 3,1 m, as proporções do protótipo demonstram uma preocupação de eficiência aerodinâmica com uma silhueta mais próxima do solo.

Volvo apresenta o Polestar Precept
Volvo apresenta o Polestar Precept – ®DR

 

EXTERIOR

A grelha frontal foi substituida pela Polestar SmartZone, uma área onde, em vez de um motor de combustão tradicional, se encontra um painel transparente com sensores de segurança e funções de assistência ao condutor. No topo do tejadilho encontra-se o LIDAR que representa o próximo passo da assistência à condução. Os faróis no formato Martelo de Thor têm agora uma nova interpretação, mais dinâmica e robótica numa redefinição Polestar.

Na frente, o Precept possui uma asa dianteira integrada por cima da SmartZone, capaz de acelerar o fluxo de ar sobre o capot, melhorando assim a capacidade aerodinâmica do veículo.

Os tradicionais espelhos retrovisores laterais foram removidos e substituídos por câmaras colocadas em braços aerodinâmicos. O espelho retrovisor interior foi também substituído por um ecrã digital que reflete as imagens recolhidas pela câmara montada na traseira do veículo. A ausência do vidro traseiro significa que o tecto de vidro do Precept se estende para além dos bancos traseiros e da traseira permitindo assim uma abertura de portas superior melhorando o acesso aos mesmos.

Volvo apresenta o Polestar Precept
Volvo apresenta o Polestar Precept – ®DR

 

INTERIOR

Volvo apresenta o Polestar Precept
Volvo apresenta o Polestar Precept – ®DR

No interior, destaque para a utilização de novos materiais com tecnologia de luxo que permitem uma redução do impacto ambiental. A utilização de compósitos na parte posterior dos bancos e nos painéis representa uma melhoria em relação aos materiais convencionais pois são 50% mais leves e reduzem em 80% os resíduos de plástico quando comparados com estes últimos.

Alguns pormenores incluem ainda a utilização de materiais reciclados: garrafas de plástico nas costuras dos bancos,  rolhas nos encostos de cabeça e apoios laterais e, redes de pesca nos tapetes.

Estes materiais, combinados com arte digital, definem um novo conceito de luxo que em muito ultrapassa as convenções tradicionais de utilização de couro, de madeira, e de cromados.

 

DIGITALIZAÇÃO

Volvo apresenta o Polestar Precept
Volvo apresenta o Polestar Precept – ®DR

Neste capítulo, realce para o novo HMI, com base no sistema Android e em parceria com a Google. Um ecrã tatil de 15 polegadas complementa o painel de instrumentos de 12,5 polegadas e ambos estão integrados. O interface é dinâmico e pode ser personalizado possuindo uma série de sensores avançados onde se incluem, por exemplo, um leitor da íris e sensores de proximidade.

“A estética do Polestar Precept está mais enraizada em tecnologia de ponta do que em referências históricas da indústria automóvel. Na Polestar, vemos a tecnologia como uma ferramenta capaz de resolver os problemas da sociedade. Procuramos traduzir essa atitude num novo design. A combinação de materiais sustentáveis ​​com sistemas inteligentes de tecnologia avançada abre uma nova era no design de luxo automóvel e mostra a direção que a Polestar pretende seguir”, referiu Maximilian Missoni, Head of Design, da Polestar.