Filme do Turismo do Centro premiado em Berlim

O filme promocional "Turismo Centro de Portugal – Are You Ready" conquistou mais um troféu para o seu já extenso palmarés de prémios nacionais e internacionais. Desta vez, a distinção aconteceu na 20.ª edição do The Golden City Gate, festival de cinema de turismo inserido no ITB Berlim, na Alemanha.

Filme do Turismo do Centro premiado em Berlim
Filme do Turismo do Centro premiado em Berlim - ®DR

 

O filme “Are You Ready” conquistou o segundo lugar na categoria “Região Internacional”, ficando apenas atrás de filmes promocionais das regiões de Córdova (Espanha) e Tanintharyi (Myanmar), que conquistar o primeiro lugar ex-aequo.

De notar que o filme “Living it Together”, de promoção da cidade de Torres Vedras, foi também premiado em Berlim, conquistando o 3.º lugar na categoria “Cidade Internacional”. Este filme foi produzido no âmbito do festival ART&TUR, que todos os anos se realiza no Centro de Portugal.

Apesar de o ITB Berlim – uma das principais feiras de turismo mundiais – ter sido cancelado, devido ao risco de contágio do Covid-19, o mesmo não aconteceu com o festival de cinema. A organização decidiu atribuir os prémios, tendo apenas optado por não realizar a tradicional gala de entrega dos galardões.

O filme promocional que a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal produziu em 2019 continua a conquistar jurados em todo o mundo. Desta vez, nem a ameaça do Covid-19 retirou brilhantismo à participação da região Centro num dos mais importantes festivais internacionais de cinema de turismo. Nunca é de mais salientar o muito que estes prémios fazem pela notoriedade da região, tornando-a mais visível a nível internacional e revelando o grande potencial cénico e cinematográfico do Centro de Portugal“, sublinha Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

Este é já o décimo prémio conquistado pelo filme “Are You Ready?”em festivais internacionais de turismo. A saber: 2.º lugar na categoria “Região Internacional”, no The Golden City Gate, Berlim; 3.º lugar na categoria “Destinos Turísticos – Região”, no Festival de Cinema de Turismo de Amorgos, Grécia; Vencedor dos “People’s Choice Awards” e Melhor Filme na categoria “Destinos Turísticos – Regiões”, no ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, Torres Vedras; Prémio Especial do Presidente do Júri, no FilmAT Festival, Polónia; finalista na categoria “Filmes de Turismo”, no Cannes Corporate Media & TV Awards, França; “Silver Wave”, referente ao 2.º lugar, na categoria “Melhor Filme de Turismo”, no Festival Internacional de Filmes de Turismo e Ecologia, Sérvia; 3.º classificado na categoria “Filmes de Turismo”, no Festival Internacional de Filme e Vídeo dos Estados Unidos, Los Angeles; Melhor Filme na categoria “Destinos Turísticos – Região”, TourFilm Riga, Letónia; e “Best Production Design” no Terres Festival, Espanha.

Produzido pela Slideshow para o TCP, e realizado por Pedro Vieira, “Turismo Centro de Portugal – Are You Ready?” é um filme promocional com um conceito inovador: o visitante transforma-se na personagem de um jogo passado no magnífico território do Centro de Portugal e tem como objetivo chegar à onda gigante da Nazaré, onde é esperado pelo surfista Garrett McNamara. A mensagem é a de que, alterando-se o personagem principal, poderemos criar novos percursos e redescobrir, de acordo com motivações próprias, novos Centros de Portugal.