INDO EU. Uma noite de Viseu a Lisboa

Numa noite singular, a 12 de Março, Viseu apresenta na Capital talentos e projetos musicais que definem o seu novo e efervescente ambiente criativo.

INDO EU. Uma noite de Viseu a Lisboa
INDO EU. Uma noite de Viseu a Lisboa - ®DR

 

O Galo Cant’ às Duas, Sr. Jorge, Bang Avenue e Qilin ocupam e marcam o ritmo do Titanic Sur Mer, no Cais do Sodré.

A noite conta ainda com a companhia do Chef viseense Diogo Rocha, recentemente estrelado pelo Guia Michelin, para provocar os palatos dos ocupantes. Não faltarão à festa os vinhos da região do Dão.

A iniciativa é promovida por um conjunto de vontades e organizações de Viseu, como a VISEU MARCA e o Município, tendo a programação e produção a cargo da cooperativa cultural CARMO 81.

 

BANDAS

Qilin

Qilin [chi-lin], criatura mitológica chinesa, anunciadora de tempos sábios, prósperos e pacíficos. Quimérica por natureza, reúne em si as essências de elementos terrestres e celestiais, desde o touro ao dragão, desde o fogo ao trovão. Indomável e livre, percorre terra, nuvens e água à procura de espaços onde a sabedoria e benevolência prosperam.

Partilhando desta essência, Ricardo Bernardo e Ricardo Silva procuram estes espaços musicalmente, numa abordagem livre, mutável e indomável, através de sonoridades electrónicas e orgânicas, despertando tempos sábios, prósperos e pacíficos pelo caminho.

 

Sr. Jorge

Sr. Jorge brinda-nos com a sua simpatia aliada a uma voz honesta, forte, sincera, humilde e Beirã.

Sr. Jorge propõe um arrepiante confronto de gerações porque Sr. Jorge são Jorge Novo (fadista autodidata), Rui Souza (Dada Garbeck e El Rupe), João Pedro Silva (The Lemon Lovers) e Gonçalo Alegre (Galo Cant’Às Duas) e propõem-nos o desafio de desconstruir o fado tradicional.

Jorge Novo – nascido em 1959 em Barbeita, Viseu – apresenta o encanto de uma voz com o peso da honestidade de quem é apaixonado pelo que faz.
Durante anos, Jorge Novo trabalhou na taberna/cervejaria “Senta Aí” onde ganhou o calo da vida. Mais tarde, trabalhou 30 anos na Fábrica de diamantes “porcut” comércio e indústria de diamantes enquanto Lapidador e classificador.
Após o encerramento da fábrica, este filho do sacristão da Sé de Viseu e da Igreja da Misericórdia seguiu os passos do pai e hoje em dia é zelador e sacristão da Igreja da Misericórdia.

Um diamante em bruto, em cada actuação Sr. Jorge abandona a capa de sacristão e, com a sua voz de fadista puro, lapidará os nossos corações. Sejam bem vindos.

 

Bang Avenue

Este projeto nasceu do encontro de dois estudantes de eletrónica que percorriam uma avenida solitária em Aveiro. Um trazia uma guitarra e outro um teclado, transformando esta avenida no seu projeto intitulado de Bang Avenue.

A sua música transporta consigo uma mala recheada de experiências, desde a eletrónica ao noise rock, até ao fundo do psicadélico progressivo.

Atualmente procuram o seu som na captação da natureza, também influenciador da sua imagem, embelezando de certa forma o som eletrónico mais sintetizado.

Este duo Viseense tem como objetivo levar a sua música para além da Avenida que os juntou e oferecer uma nova experiência vivenciada nas terras portuguesas.

 

Galo Cant´às Duas

Hugo Cardoso e Gonçalo Alegre gravam Os Anjos Também Cantam, o disco de estreia de Galo Cant’Às Duas editado em Março de 2017 pela Blitz Records distribuído pela Sony Music Entertainment.

No estúdio HAUS, durante uma semana, trabalharam com Makoto Yagyu e Fábio Jevelim na gravação, produção, mistura e masterização do disco.

Depois do lançamento do seu primeiro trabalho discográfico, Galo Cant’Às Duas naturalmente faz aquilo que lhe dá vida, os concertos. Os concertos do duo são um expulsar de energia rítmica e harmónica, viajando pelas texturas tão desejadas desde o início do projeto.

Em Agosto de 2018, Galo Cant’Às Duas procura o desconforto e grava Cabo da Boa Esperança em Viseu, no Carmo’81 com a produção e mistura de Nuxo Espinheira e masterização de Andy Vandette.

A introdução da palavra neste novo trabalho é tida como um virar de página, já anteriormente explorado pelo duo no tema “Partícula”.

Galo Cant’Às Duas procura neste novo trabalho, o beat, estruturas, harmonias e melodias que se transformam a cada tema do disco Cabo da Boa Esperança.