Auriol Dongmo já pode competir por Portugal

A lançadora do peso Auriol Dongmo foi autorizada pela World Athletics (WA), a federação internacional de atletismo, a competir por Portugal a partir do dia 26 de julho de 2020.

Auriol Dongmo já pode competir por Portugal
Auriol Dongmo já pode competir por Portugal - ®DR

 

A atleta de origem camaronesa que adquiriu a nacionalidade portuguesa em outubro de 2019 e que representa o Sporting, afirma estar «muito contente com a decisão que há muito esperava, pois é a grande oportunidade que tenho para representar esta bandeira e este país».

Esta época, já com nacionalidade portuguesa, a sportinguista bateu várias vezes o recorde de Portugal estabelecendo-o em 18,37 metros, em Pombal, quando se sagrou campeã de Portugal em pista coberta, igualando o seu melhor de sempre, obtido em 2017, quando já estava em Portugal e a treinar com Paulo Reis.

Católica, Auriol rumou a Portugal atrás da sua fé e de Fátima, e nessa fé encontrou forças e respostas para viver em Leiria, estar com este treinador e representar o Sporting.

«Quando estava nos Camarões já me apaixonava a ideia de vir para Portugal, estar perto de Fátima e poder continuar a competir e a evoluir», referiu a atleta que define a sua decisão de mudar a nacionalidade como gratidão pelo que «Portugal deu. Tenho uma nova família. Toda a gente me apoiou desde o primeiro momento, sempre foram muito simpáticos e após várias conversas decidi que tinha de retribuir este amor que senti de toda a gente. Fico agora à espera de poder representar Portugal, que poderá ser já nos Europeus de Paris, caso estes se mantenham no calendário».

Auriol Dongmo já pode competir por Portugal
Auriol Dongmo já pode competir por Portugal – ®DR

Desde que está em Portugal, Auriol encontrou nos conhecimentos e dedicação do seu treinador a motivação para treinar mais afincadamente. «O meu treinador provocou algumas mudanças no treino que eu tinha, mas basicamente é baseado na qualidade e na técnica», disse-nos a atleta, adiantando que «ele é o treinador. Nunca tinha conhecido nenhum como ele».

Quando tudo prometia uma época em grande surge esta pandemia que obriga os atletas a treinarem em casa, um exemplo seguido por Auriol. «O meu treinador arranjou-me barras, pesos, tenho estado a treinar em casa», concluiu a atleta reforçando toda a sua fé de que vamos ultrapassar este momento e sair mais fortes, todos os portugueses.

Neste momento, Auriol Dongmo é uma das três portuguesas (as outras são Eliana Bandeira e Francislaine Serra) que têm marca de qualificação para a prova de lançamento do peso para os Europeus de Paris 2020, competição prevista para o final de agosto e que ainda não foi adiada ou cancelada.