IKEA Portugal anuncia aplicação de layoff simplificado temporário pago a 100%

No seguimento do surto de Coronavírus que está a afetar o mundo, e o consequente encerramento temporário das suas lojas ao público, a IKEA Portugal irá implementar, a partir de 13 de abril, a medida criada pelo Governo Português para apoiar a manutenção de empregos durante a crise do COVID-19, garantindo a totalidade das remunerações base de todos os colaboradores.

IKEA Portugal anuncia aplicação de layoff simplificado temporário pago a 100%
IKEA Portugal anuncia aplicação de layoff simplificado temporário pago a 100% - ®DR

 

Desde o passado dia 18 de março, a IKEA Portugal manteve apenas parte da sua atividade de e-commerce, assegurando, ainda assim, o pagamento total dos salários dos seus colaboradores. No entanto, o impacto comercial resultante do encerramento das lojas ao público, associado à incerteza da data de reabertura, são as principais razões que levaram a marca a tomar esta decisão, uma vez que a maioria das lojas IKEA no mundo se encontram fechadas há várias semanas.

Assim, a IKEA Portugal, em alinhamento global, decidiu adotar medidas excecionais e temporárias de proteção dos postos de trabalho, através da implementação do sistema de layoff simplificado temporário durante um período de 30 dias, eventualmente renovável nos termos da lei.

A medida irá abranger aproximadamente 65% dos colaboradores das lojas, escritórios e centro de apoio ao cliente. Dentro deste regime excecional e temporário de layoff, a IKEA irá garantir 100% da remuneração base de todos os colaboradores abrangidos por este regime.

Nesta fase, a IKEA Portugal continuará a assegurar o funcionamento da sua loja online, pelo que os colaboradores com funções relacionadas com o normal funcionamento deste canal e de outras áreas essenciais irão manter os seus horários, ainda que possam ser necessárias algumas adaptações.

“Desde o início desta crise que temos seguido todas as recomendações da DGS e do Governo, avaliando cuidadosamente o que é melhor para as nossas pessoas e para a sustentabilidade futura do nosso negócio. Sempre com o objetivo de manter as nossas operações da forma mais segura possível para os nossos clientes e colaboradores. Desde o encerramento das lojas ao público a 18 de março, a IKEA tem assegurado o pagamento integral de salários a todos os colaboradores. Olhamos agora para o futuro, trabalhando para assegurar a estabilidade e sustentabilidade do negócio IKEA”, explica Cláudio Valente, People and Culture Manager da IKEA Portugal.

Todos os colaboradores abrangidos pelo layoff simplificado temporário pago a 100% irão continuar a poder usufruir do seguro de vida e de saúde da empresa, bem como o acesso a plataformas de apoio, como a linha HÖRA – linha de apoio interna a todos os colaboradores IKEA durante a pandemia do coronavírus ou o Programa CÖNTIGO – um programa criado para orientar e apoiar colaboradores que enfrentam desafios pessoais relacionados com saúde, problemas de dependência, violência doméstica, instabilidade financeira, entre outros.

A IKEA continua ativamente a monitorizar a situação, agindo sempre de acordo com novas indicações ou medidas oficiais das autoridades competentes e da Direção-Geral da Saúde, com o objetivo de retomar a normalidade o mais rapidamente possível.