Tecnologia: A escola do futuro agora, segundo a LG

O contexto atual mundial ditou um novo paradigma para a educação e, mais do que nunca, a tecnologia assume um papel de destaque.

A escola do futuro agora, segundo a LG - ®DR

 

A pandemia e a consequente necessidade de isolamento social desencadearam um conjunto de medidas de proteção com um enorme impacto na sociedade. Uma das mais drásticas passou pelo encerramento de escolas, universidades e outros estabelecimentos de ensino. Milhões de alunos foram obrigados, em todo o mundo, passassem a ter escola em casa e a utilizar a mais variada tecnologia.

Em Portugal, tal como em todo o mundo, as instituições de ensino e os seus profissionais tiveram de se adaptar rapidamente a esta realidade que, segundo a UNESCO, veio alterar completamente a forma como praticamos a educação e o ensino, na medida em que nunca mais será o mesmo.

Hoje, mais do que nunca, a tecnologia parece assumir um papel de grande destaque nos lares portugueses. É o meio de que os alunos (e, em muitos casos, os pais) dispõem para aceder aos conteúdos programáticos e assim conseguir responder aos desafios que o fim deste ano letivo apresenta.

É importante pensar no futuro

No entanto, para a LG, mais do que olhar para o presente, é importante também pensar no futuro.

“Em linha com as previsões das instituições e organizações internacionais, a LG acredita que o ensino nunca mais será igual ao que conhecíamos. Por isso, como nunca antes, é crucial que a tecnologia responda agora a uma necessidade que não existia há pouquíssimos meses”, afirma Hugo Jorge, Marketing Director da LG Portugal. “A verdade é que esta era uma crença que já tínhamos antes do atual contexto vir obrigar a uma rápida evolução da educação e ensino. Razão pela qual temos vindo a apostar, ao longo dos últimos anos, no desenvolvimento de soluções inovadoras para responder às novas técnicas educacionais e hoje contamos com um forte portefólio de produtos e ferramentas capazes de antecipar este cenário e ajudar ao seu bom funcionamento.”

 A tecnologia surge assim como uma grande aliada de um modelo de ensino mais interativo e multidirecional. Por essa razão, a LG conta com uma linha de quadros digitais interativos feitos à medida para um ambiente escolar 3.0, quer seja presencial ou à distância, deixando antever aquela que será a educação do futuro.

Linha TR3BF

A linha TR3BF permite que estejam ligados até 30 alunos, que podem partilhar ecrãs e interagir através de uma rede partilhada ou da App ScreenShare Pro. O quadro tem 20 pontos de multitouch, 10 pontos de escrita e 2 stylus com cores duplas simultâneas. Isso significa que os alunos podem aprender a matéria de forma sincroniza e em cooperação uns com os outros. A função do navegador da Web permite que a aula flua para onde quer que a curiosidade dos alunos os possa levar. Os professores também vão ter acesso algumas funcionalidades úteis e práticas como tomar notas e apagar com a palma da mão.

Tão importante como equipar a sala de aulas do futuro, é trazê-la para os dias de hoje e montá-la em casa. Seja na secretária do quarto ou no escritório improvisado na sala de jantar, é crucial para os alunos criarem um espaço dedicado à escola em casa. Além de uma mesa à altura correta e uma cadeira confortável é conveniente um espaço organizado com todos os materiais necessários. A tecnologia deve ocupar um lugar central, uma vez que será a principal plataforma de trabalho. E é aqui que os equipamentos como monitores e laptops podem fazer toda a diferença.

LG UltraGear™ de 34”

Por estes dias, o multitasking e a versatilidade são palavras de ordem para as famílias que se encontram num regime de escola em casa. Por essa razão, o monitor LG UltraGear™ de 34” (modelo 34GL750) assume-se como uma opção ideal, combinando um ecrã Ultra Wide com um elevado nível de ergonomia.

A funcionalidade Screen Split SW permite dividir o ecrã de 34 polegadas em quatro áreas diferentes, de forma a ter o editor de texto, o e-mail, o canal de TV da Telescola e o whatsapp abertos em simultâneo. Por outro lado, o design praticamente sem moldura em três lado e a base ajustável fazem deste ecrã uma das soluções mais confortáveis do mercado. Permite um ajuste personalizado da sua inclinação e altura. Além disso, uma das melhores características deste ecrã reside no facto de ser perfeito para sessões de gaming. Tem um tempo de resposta hiper rápido (de 1ms apenas), garante elevados níveis de precisão para jogar após terminar todos os trabalhos de casa.

tecnologia
LG UltraGear™ de 34” – ®DR

LG gram de 17 polegadas

Também a pensar em verdadeiras estações de trabalho em qualquer lugar, a LG apresenta uma proposta que fará com que a criação de uma sala de aula em qualquer divisão da casa seja muito mais fácil. O mais recente membro da “família” gram, o LG gram de 17 polegadas combina um ecrã de grandes dimensões com apenas 1340 gramas, sendo o mais leve do mercado. Combinando um ecrã IPS de grandes dimensões com uma resolução WQXGA (2560×1600). O LG gram é sinónimo de comodidade, leveza, performance e autonomia de bateria, um conjunto de características que se traduzem também em elevada portabilidade e resistência. Um equipamento à prova de qualquer desafio que a escola à distância implica.

tecnologia
LG gram de 17 polegadas – ®DR

 

aNOTÍCIA.pt