Pescador resgatado em alto mar pela Força Aérea

A Força Aérea procedeu esta terça feira, ao resgate de um pescador português, de 41 anos de idade, a 400 milhas da costa.

Força Aérea
Pescador resgatado em alto mar pela Força Aérea - ®DR

 

O MRCC Lisboa coordenou o salvamento de um pescador português a bordo do navio de pesca “Fascínios do Mar”. Este salvamento contou com o apoio da aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa. O pescador, de 41 anos de idade, apresentava sintomas de uma crise hipertensiva.

O navio de pesca encontrava-se aproximadamente a 400 milhas da costa continental portuguesa. O alerta foi dado, cerca das 19h45, de ontem 4 de maio, para o CODU-MAR, que desencadeou a operação de resgate.

Foram transmitidas à tripulação do navio, instruções para que o mesmo fosse colocado em posição de salvamento. De igual forma a embarcação foi instruída para os procedimentos a adotar no momento do resgate pela Força Aérea.

O tripulante chegou à Base Aérea do Montijo pelas 22h15, onde já se encontrava uma equipa da corporação de bombeiros local, tendo sido encaminhado para um hospital em Lisboa.

 

 

* Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa

** Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Mar

 

 

Sobre o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo

Os Centros Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo nacionais são centros modernos, operados por militares da Marinha, homens e mulheres, dedicados e motivados para salvarem vidas no mar, num regime de trabalho de 24 horas por dia e 7 dias por semana, garantindo a coordenação de todas as ações SAR nas Regiões de Busca e Salvamento Nacionais.

​​A área de responsabilidade nacional de busca e salvamento marítimo totaliza cerca de 6.000.000 Km2, o que equivale a 63 vezes a área terrestre nacional. A taxa de sucesso anual do serviço nacional de busca e salvamento marítimo situa-se, em média, acima dos 90%, distinguindo-se como um valor de referência a nível mundial. Em 2018, a taxa de eficácia do sistema, situa-se nos 98.8%, tendo aumentado 2.3 % relativamente ao ano 2017.

 

aNOTÍCIA.pt