Ford Explorer Plug-In Hybrid a eficiência electrificada

O novo Ford Explorer Plug-In Hybrid – com propulsão eléctrica, conforto de primeira classe e verdadeiras aptidões off-road – está já a ser disponibilizado aos clientes de toda a Europa no seguimento ao SUV de 7 lugares colocado à venda no final do ano passado.

Ford Explorer Plug-In Hybrid
Ford Explorer Plug-In Hybrid a eficiência electrificada - ®DR

 

O Explorer Plug-In Hybrid combina o potente motor a gasolina Ford EcoBoost V6 de 3,0 litros com um motor eléctrico, um gerador e uma bateria de iões de lítio de 13,6 kWh, a qual pode ser carregada a partir de uma fonte de energia externa e através de carregamento regenerativo em andamento, desenvolvendo uma potência combinada de 457 CV e um binário combinado de 825 Nm, fazendo do Explorer o veículo híbrido mais potente da Ford.

Equipado com a transmissão automática Ford de 10 velocidades, tracção integral inteligente e Terrain Management System (nota: sistema de gestão da tracção em função do terreno) com Modos de Condução, o avançado grupo propulsor oferece a capacidade de transportar 7 passageiros em total conforto e rebocar até 2.500 kg1, além de garantir uma autonomia eléctrica de 48 km NEDC (42 km WLTP), consumos de combustível a partir dos 2,9 l/100km NEDC (3,1 l/100km WLTP), e emissões de CO2 de 66 g/km NEDC (71 g/km WLTP)2.

Um conjunto abrangente de tecnologias de assistência ao condutor e de funções de conveniência premium garante ao novo Ford Explorer Plug-In Hybrid uma experiência confortável e de confiança a todos os ocupantes, seja qual for o cenário de condução.

Tecnologias como Controlo de Velocidade Adaptativo (ACC) com Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem de Faixa, e o novo Assistente de Travagem em Marcha- Atrás ajudam a tornar a experiência de condução mais intuitiva e menos cansativa3. As versões ST-Line e Platinum apresentam um Sistema de Som B&O de 14 altifalantes4 e touchscreencapacitivo de 10,1 polegadas, para além de um Controlo Electrónico de Temperatura Tri-Zona e do modem FordPass Connect5, criando uma atmosfera interior relaxante e conectada.

Nas palavras de Matthias Tonn, Engenheiro-Chefe do Programa Explorer para a Europa, “O Ford Explorer Plug-In Hybrid é a definição de versatilidade. Nunca antes oferecemos um veículo capaz de enfrentar terrenos difíceis. Rebocar facilmente um barco e circular em cidade recorrendo a energia eléctrica, tudo isto num ambiente de grande conforto e luxo”.

O Explorer Plug-In Hybrid é um dos 18 novos veículos electrificados que a Ford vai disponibilizar aos clientes europeus até final de 2021.

Condução eléctrica

O grupo propulsor do Explorer Plug-In Hybrid oferece a autonomia e a performance de um moderno e sofisticado motor a gasolina, juntamente com a eficiência e o refinamento de um veículo eléctrico.

O motor eléctrico permite ao SUV proporcionar uma condução eléctrica. Os condutores podem escolher quando e como utilizar a bateria, recorrendo aos modos EV Auto, EV Now, EV Later e EV Charge. Quando a bateria atinge o seu estado de carga mais baixo, o propulsor reverte automaticamente para o modo EV Auto, complementando a potência do motor a gasolina com a assistência do motor eléctrico, utilizando a energia recuperada para optimizar o consumo de combustível.

Para carregar totalmente a bateria a partir de uma tomada eléctrica externa de 230 V são necessárias menos de 5 horas e 50 minutos; recorrendo à Ford Connected Wallbox, disponível em opção, ou fazendo-o num posto de carregamento público compatível através da FordPass Charging Network, sendo necessárias menos de 4 horas e 20 minutos6.

Uma arquitetura híbrida paralela permite, também, que a combinação total de potência e binário do motor a gasolina e do motor eléctrico seja disponibilizada em simultâneo, de forma a gerar uma performance aprimorada em estrada e fora dela. A combinação com a tecnologia Intelligent All-Wheel Drive (Tracção Integral Inteligente) permite rebocar, confortavelmente, atrelados para cavalos, barcos ou reboques de grandes dimensões, até 2.500 kg de peso.

A Tracção Integral Inteligente optimiza a tracção a cada 10 milissegundos, analisando dados obtidos a partir de dezenas de sensores, incluindo a velocidade e rotação do veículo, temperatura do ar ambiente, patinagem das rodas e estado do reboque. Uma nova caixa de transferências com embraiagem electromecânica ajusta, com precisão, a entrega de binário entre as rodas dianteiras e traseiras, em apenas 100 milissegundos, para uma melhor aderência em estrada.

Tal como a transmissão automática de 10 velocidades, que optimiza ainda mais os consumos e requinte de condução, o sistema Intelligent All-Wheel Drive utiliza algoritmos de aprendizagem adaptativa para um ajuste contínuo da resposta do sistema, incrementando o desempenho e o refinamento dinâmico.

O Terrain Management System (Sistema de Gestão da Tração) do Explorer Plug-In Hybrid recorre aos Modos de Condução selecionáveis. Permite que os condutores adaptem a sua experiência de condução às condições da estrada, ao clima e ao terreno, consoante as suas necessidades. Os modos disponíveis incluem Normal, Sport, Trail, Slippery, Tow/Haul, Eco, Deep Snow e Sand. Cada Modo de Condução possui a sua própria representação gráfica no painel de instrumentos de 12,3 polegadas. O Hill Descent Control (Controlo de Ajuda em Inclinação) também ajuda a facilitar condução off-road3.

Tecnologia para aliviar o esforço

Sofisticadas tecnologias de assistência ao condutor, de série, foram projectadas para facilitar a condução de um veículo de grandes dimensões, seja em ambientes urbanos ou em auto- estrada.

O Active Park Assist 2 permite manobras totalmente automatizadas em espaços de estacionamento paralelos e perpendiculares, com a simples pressão de um botão3. A tecnologia também ajuda os condutores a sair de espaços de estacionamento paralelos, através do totalmente automatizado Park-out Assist3.

O Sistema de Informação de Ângulo Morto (BLIS) com Alerta de Tráfego Cruzado alerta os condutores, quando saem em marcha-atrás de um espaço de estacionamento, da presença de veículos que podem estar prestes a cruzar-se atrás de si3. Para além disso, em estreia absoluta na Europa, a tecnologia Reverse Brake Assist (Assistência à Travagem em Marcha-Atrás), utiliza radares, câmara e sensores ultrassónicos para detectar um objecto na trajectória do veículo com mais de 28 cm de altura e 7,5 cm de largura, podendo aplicar os travões automaticamente para evitar uma colisão iminente quando o veículo está a fazer marcha-atrás, em velocidades entre 1,5 km/h e 12 km/h3. A câmara de 360 graus também está montada de série3.

O Assistente de Pré-Colisão com Travagem Activa pode detectar pessoas e ciclistas à frente na estrada, ou que se possam surgir na trajectória do veículo, aplicando automaticamente os travões se for detectada uma potencial colisão sem que o condutor responda aos avisos3.

O trânsito em ambiente de pára-arranca, a condução em auto-estrada e as viagens mais longas tornam-se menos cansativas com a utilização do Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem na Faixa3. A tecnologia ajuda o Explorer Plug-In Hybrid a manter uma distância de condução confortável face aos veículos da frente, ao mesmo tempo que mantem o veículo centrado na sua faixa. Permite, também, ajustar a velocidade do veículo para os limites legais, monitorizando as bermas da estrada e os pórticos suspensos com sinais de velocidade além de utilizar informações do sistema de navegação a bordo.

A função Stop & Go permite ao sistema ACC imobilizar completamente o veículo no pára- arranca e retomar o movimento automaticamente, em paragens com duração inferior a 3 segundos, ou através de um botão para paragens com duração superior a 3 segundos.

Como refere Torsten Wey, Gestor de Sistemas de Assistência ao Condutor e Tecnologias de Segurança, da Ford Europa, “Não se trata de encher o veículo com tecnologia por si só. Trata- se de melhorar a experiência, tornar a condução mais fácil e ajudar o condutor a sentir-se mais confiante ao volante.”

Entre as diversas tecnologias que auxiliam os condutores a evitar ou mitigar os efeitos de um acidente, inclui-se o Sistema Ford de Manutenção na Faixa3. Esta é uma das várias características que contribuem para a classificação máxima “5 Estrelas” em segurança, obtida pelo Explorer Plug-In Hybrid nos testes de colisão da autoridade independente Euro NCAP7.

Os testes Euro NCAP atribuíram ao modelo pontuações elevadas na protecção de ocupantes adultos e crianças. A célula de segurança do SUV inclui tubos de aço martensítico de ultra-alta resistência nos pilares do pára-brisas e no tejadilho. Esta é uma solução desenvolvida com recurso a um processo de fabricação totalmente inédito na indústria automóvel.

Espaço para viver a vida

O Explorer aproveita ao máximo a sua forte presença em estrada, integrando bancos confortáveis e espaçosos com lotação até 7 adultos. Com cerca de 1 metro de espaço ao nível da cabeça em todas as 3 filas e mais de 1,5 metros de espaço ao nível dos ombros e ancas para os ocupantes da 1a e 2a filas, todos os passageiros podem desfrutar do luxo interior do habitáculo do Explorer. Entre as diversas funcionalidades práticas destacam-se:

os 5 pontos de corrente de 12 volts,

portas USB duplas na primeira e segunda fila de bancos,

12 porta-copos

Controlo de Climatização Tri-Zona.

A configuração de 7 lugares traduz-se, também, pela máxima flexibilidade, com até 2.274 litros de espaço de carga no modo “2 lugares”. Os bancos com sistema Easy Fold e função Power Raise na terceira fila facilitam as manobras de conversão de espaço para acomodar qualquer combinação entre passageiros e bagagem. No habitáculo, estão disponíveis 123 litros de espaços de arrumação.

O elevado nível de equipamento de série engloba assentos dianteiros com aquecimento e refrigeração, 10 regulações eléctricas e função de massagem; bancos aquecidos na segunda fila, base de carregamento wireless (sem fios) para dispositivos compatíveis, volante aquecido, cortinas solares retrácteis na segunda fila, vidros escurecidos na segunda e terceira filas e um Sistema de Som B&O premium, com 14 altifalantes e 980 W de saída.

A tecnologia de modem FordPass Connect, igualmente de série, permite aos clientes controlar remotamente um conjunto de funções do veículo a partir de qualquer local, com um sinal de dados móveis, utilizando a app móvel FordPass8:

Trancar/Destrancar Portas,

Arranque do Motor à Distância9,

Localização do Veículo e Estado do Veículo para verificar os níveis de combustível,

estado do alarme,

pressões dos pneus,

vida útil do óleo, entre outros.

A app FordPass também oferece novos recursos para tornar a experiência de posse de veículos electrificados ainda mais gratificante para os clientes do Explorer. Inclui a capacidade de monitorizar os níveis de carga da bateria, a localização de postos de carregamento, os registos de viagem e de carga. Estão disponíveis outras funções concebidas para ajudar os condutores a obter o máximo rendimento das baterias. É o caso da pré-definição dos tempos de carregamento do veículo (melhor utilização das tarifas de electricidade). Igualmente o definir os níveis de carga desejados e receber notificações dos níveis atingidos, está disponivel.

O ecrã de 10,1 polegadas, montado em posição central (de série nas versões Platinum e ST- Line), permite apresentar mapas de navegação em toda a sua dimensão, facilitando a visualização, ou numa projecção dividida com informações de áudio. O ecrã de vidro capacitivo, idêntico ao utilizado em smartphones e tablets, proporciona uma interacção mais rápida e reactiva com o sistema de comunicação e entretenimento SYNC 310.

Carácter distinto

As variantes do Ford Explorer Plug-In Hybrid Platinum e ST-Line oferecem filosofias distintas no design de interiores, assertivo e contemporâneo, do SUV.

As jantes de liga de 20 polegadas, de série, apresentam um acabamento em preto maquinado nas versões ST-Line. Nas versões Platinum o acabamento é maquinado escuro manchado.

As versões ST-Line apresentam, ainda, uma grelha com acabamento

em preto brilhante,

acabamentos em preto de alto brilho nas barras do tejadilho e nas protecções das portas.

O interior possui costuras em vermelho nos bancos, tapetes e volante (desportivo e plano em baixo),

inserções em efeito de fibra de carbono no painel de instrumentos.

As versões Platinum apresentam acabamentos acetinados na grelha, barras de tejadilho, inserções no portão da bagageira e protecções das portas. No interior, destacam-se os detalhes em madeira genuína no painel de instrumentos.

Como sublinha Matthias Tonn, “O forte carisma e presença na estrada ‘são de série’ no nosso novo Explorer Plug-In Hybrid. Com as variantes distintas ST-Line e Platinum, disponíveis em opção, os clientes podem escolher a versão que mais se adequa à sua personalidade.”

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1 capacidade máxima de reboque varia de acordo com a carga, configuração, acessórios e número de passageiros.

2 Os Consumos de Combustível, as Emissões de CO2 e as Autonomias Eléctricas declaradas são medidas de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007, nas suas mais recentes redacções.

O processo de aprovação dos Veículos Comerciais Ligeiros baseado no Procedimento Mundial Harmonizado de Teste de Veículos (WLTP) terá informações de consumo de combustível/energia e de emissões de CO2 para o Novo Ciclo de Condução Europeu (NEDC) e WLTP. O processo WLTP irá substituir o processo NEDC o mais tardar no final de 2020. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes. Durante o período de descontinuação do processo NEDC, os consumos de combustível e emissões de CO2 avaliados segundo o processo WLTP estão a ser correlacionados com o processo NEDC. Irá, assim, existir uma determinada variação comparativamente aos anteriores valores de consumos e emissões fruto da alteração de alguns elementos dos testes, pelo que a mesma viatura poderá ter diferentes valores de consumos e emissões de CO2.

3 As tecnologias de apoio à condução são suplementares e não se sobrepõem à necessária atenção do condutor, discernimento e necessidade de controlo do veículo.

4 BANG & OLUFSEN© 2019 e B&O© 2019. BANG & OLUFSENTM e B&OTM são marcas registadas do Bang & Olufsen Group. Licenciado por Harman Becker Automotive Systems Manufacturing Kft. Todos os direitos reservados.

5 Funções que podem necessitar de activação

6 Os tempos de carregamento variam. Consulte o manual de proprietário para mais informações

7 Para mais informações visite hhtp://www.euroncap.com

8 A FordPass App, compatível com uma selecção de plataformas de smartphones, está disponível para download. Poderá implicar custos referentes a mensagens e dados

9 Em regiões onde a legislação o permitir

10 Não conduza se estiver distraído. Recorra a comandos vocais sempre que possível; não manuseie equipamentos enquanto conduz. Algumas funções podem ficar bloqueadas se o veículo estiver em andamento. Nem todas as funções são compatíveis com todos os telefones

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