Câmara de Cascais disponibiliza à população testes serológicos gratuitos

A Câmara Municipal de Cascais vai ser a primeira autarquia portuguesa a testar gratuitamente toda a população, avançando já na próxima semana, com testes serológicos, com o objetivo de avaliar o número de potenciais infetados.

Cascais testes serológicos
Câmara de Cascais disponibiliza à população testes serológicos gratuitos - ©Bruno Taveira

Em Cascais para os testes serológicos terão prioridade os munícipes que já estiveram infetados com covid-19. Isto “para que se possa aferir a perenidade dos seus anticorpos e logo da potencial imunidade conferida” de acordo com comunicado da autarquia.

Para tal, serão utilizados testes serológicos, recentemente desenvolvidos pela multinacional Roche Diagnósticos, com uma tecnologia inovadora, que apresenta elevada sensibilidade clínica e especificidade e será utilizado pela primeira vez em Portugal neste projeto em parceria com a CM Cascais.

Os testes serológicos em Cascais

Os testes são gratuitos. Serão realizados através de colheitas de sangue nos mais de 18 laboratórios, Germano de Sousa e Joaquim Chaves, localizados em Cascais.

Adicionalmente a CMC disponibilizará equipas móveis de enfermeiros que se deslocarão às residências de grupos prioritários ou de risco, para aí procederem à recolha de amostras para análise.

Todo o processo de registo e marcação dos testes, deve ser feito a partir de 20 de maio, através da linha Cascais 800 203 186 ou em qualquer das lojas Cascais.

Os munícipes terão de fazer prova de residência, bastando para tal uma fatura da água, declaração das Finanças com morada fiscal ou o cartão MobiCascais. Um único elemento pode fazer o registo para toda a família.

O resultado do teste será disponibilizado ao munícipe, via email, num espaço de 24h.

Também empresas sediadas no concelho, podem solicitar a realização destes testes aos seus colaboradores ou clientes/fornecedores mas, neste caso, os mesmos não serão gratuitos.

Objetivo da Câmara Municipal de Cascais é atingir os 5 mil testes semanais, capacidade máxima dos laboratórios nesta fase.

Tratando-se de uma operação de grande envergadura que exige logística pesada e complexa, a limitação de 5.000 testes semanais obriga a que a operação se desenvolva durante os próximos meses. Este facto vai permitir também conhecer a evolução da pandemia na população de Cascais.

Um regresso faseado e criterioso das pessoas à atividade habitual, é fundamental para a autarquia. Contudo, a saúde dos cidadãos tem de ser colocada em primeiro lugar e à frente de quaisquer outros critérios.

Carlos Carreiras

“Em Cascais continuamos a trabalhar nas diferentes frentes do combate ao Covid-19. Com equipas multidisciplinares e com vontade de, por um lado dar respostas de apoio pronto às populações, por outro, procurar estudar e investigar”, refere Carlos Carreiras.

Para o Presidente da Camara Municipal de Cascais “O conhecimento é chave para encontrarmos soluções para diminuir o contágio. Tudo faremos para defender a população de Cascais e reduzir os riscos provocados por esta pandemia”.

Este projeto conta com o apoio da Fundação Claude e Sofia Marion, bem como a parceria da Roche Diagnósticos, Germano de Sousa e Joaquim Chaves.

 

aNOTÍCIA.pt