“World Baking Day”, o dia que celebra a alegria de confecionar doces

O “World Baking Day”, foi criado por um grupo de pessoas no site worldbakingday.com e rapidamente se transformou numa data internacional, apesar de não oficial.

World Baking Day
“World Baking Day”, o dia que celebra a alegria de confecionar doces - ©Luis Matias

O World Baking Day comemora-se a 17 de maio e o objetivo do dia é celebrar a alegria de confecionar doces. Apesar de ser uma data relativamente recente, já algumas pastelarias em anos anteriores a assinalaram com promoções especiais.

Este ano devido às limitações impostas devido à pandemia, o dia não foi celebrado da forma merecida, embora muitos produtos pudessem ser adquiridos no sistema de take away.

Para celebrar este dia a ACPP – Formação, promoveu durante o dia de hoje um Giveaway que permite a possibilidade de ganhar a participação grátis no Curso Pasteis de Nata online a iniciar amanhã dia 18 de maio.

Acerca do “World Baking Day”, e do que é ser Chef de Pastelaria e Formadora, falamos com Chef Andreia Moutinho, Pasteleira e Formadora Residente ACPP – Formação.

A Chef Andreia Moutinho em conversa informal, confidenciou-nos que “Toda a minha vida gira a volta da pastelaria, desde de pequena, uma parte muito importante para mim é a formação. Adoro passar tudo o que sei. As técnicas que aprendi e que continuo a aprender, a relação que se cria entre formador aluno é único, ver alguém a evoluir é o mais gratificante que se pode ter.”

Questionada acerca da sua paixão pela Pastelaria a Chef, explicou que “ o que diferencia a Pastelaria das restantes artes culinárias é o fato da pastelaria implicar pensar em etapas, concentração máxima nos detalhes aqui e agora, considerando a sobremesa como um todo: o que representa, para quem ele se destina, a que horas o vamos saborear.”

Falar com Andreia Moutinho sobre Pastelaria é sentir alguém apaixonado pelo que faz que assume a sua paixão como uma arte. E como todas a artes transmitem emoções e prazer. “A pastelaria é assim é ver o prazer das pessoas quando elas experimentam algo o que preparaste para elas. Quero felicidade ao meu redor se um pedaço de bolo puder fazer alguém sorrir, fazê-lo feliz ou confortá-lo, eu faço e partilho!”

Pasteis de nata
“World Baking Day”, o dia que celebra a alegria de confecionar doces- ©Luis Matias

Pode participar no Curso Pasteis de nata online, através das redes sociais Facebook e Instagram.

Conheça aqui o regulamento e inscreva-se no Giveaway – Dia Mundial da Pastelaria