Praticante de kitesurf salvo pela Marinha no mar do Algarve

A lancha de fiscalização rápida “Hidra”, em missão na Zona Marítima do Sul, resgatou ontem, 26 de Maio, um praticante de kitesurf que se encontrava com dificuldades respiratórias, após ter caído ao mar, enquanto praticava a modalidade.

Marinha kitesurf
Praticante de kitesurf salvo pela Marinha no mar do Algarve - ®DR

Em comunicado, a Marinha Portuguesa explica que, através da embarcação de bordo, os militares do NRP Hidra resgataram o praticante de kitesurf , de nacionalidade inglesa, e o seu material, desembarcando na Praia do Alvor.

Triulação Hidra
Tripulação da lancha de fiscalização rápida “Hidra” – ®DR

Sobre:

  • O Kitesurf

Kitesurf, kiteboarding ou mesmo flysurf é um desporto aquático que utiliza uma pipa (comumente chamada pelos praticantes de kite) e uma prancha com ou sem alças (uma estrutura de suporte para os pés).

A pessoa, com a pipa presa à cintura através de um dispositivo chamado trapézio, coloca-se em cima da prancha, comanda o kite com a barra, e sobre a água, é impulsionada pelo vento que atinge pipa.

Ao controlá-lo, através de uma barra, consegue se deslocar ( orçar ou arribar) escolhendo um trajeto, apanhando ondas ou realizando saltos.

Este desporto, relativamente recente, encontra-se num momento de grande popularidade e em crescente prática no Mundo.

A Marinha Portuguesa, também conhecida, de modo não oficial, como Armada Portuguesa, é o ramo das Forças Armadas Portuguesas que tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar de Portugal, através da realização de operações navais. A Marinha desempenha também missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, bem como missões de interesse público.

Componentes não militares, responsáveis pelas áreas da autoridade e segurança marítima, a investigação e os assuntos culturais relacionados com o Mar, estão também incluidos na Marinha Portuguesa.

 

Artigos relacionados:

Marinha resgata tripulante filipino com lesão ocular

Resgate de tripulantes de veleiro francês coordenado pela Marinha