Serralves recebe “O Jardim da Aprendizagem da Liberdade” de Yoko Ono

O Museu de Arte Contemporânea de Serralves, em colaboração com o BPI, apresenta Yoko Ono: O Jardim da Aprendizagem da Liberdade, a primeira exposição dedicada à obra da artista em Portugal.

Serralves Yoko Ono
ADD COLOR (REFUGEE BOAT) - ®DR/Macedonian Museum of Contemporary Art, Thessaloniki, Greece

Yoko Ono: O Jardim da Aprendizagem da Liberdadeuma grande exposição retrospetiva da artista, realizada em Serralves, é a primeira em Portugal inteiramente dedicada à sua obra. Entre o Museu, o Parque e a cidade do Porto, os visitantes podem conhecer um corpo de trabalho que tem um lugar inquestionável na história da arte contemporânea dos séculos XX e XXI. Ao longo de uma carreira de mais de sessenta anos, Yoko Ono manteve-se fiel à sua arte e às suas convicções, sem nunca abandonar as mais prementes questões estéticas, políticas e sociais. Como escreveu o curador Christophe Cherix, no seu livro “Yoko Ono’s lightning years” (2015), “o que torna a arte de Ono tão essencial no nosso tempo é a sua capacidade de se situar sempre no presente e de nunca nos fazer olhar para trás.”

Yoko Ono
Yoko Ono CUT PIECE 1964/2003 – ®DR

A exposição

A exposição percorre o trabalho de Yoko Ono através de objetos, obras em papel, instalações, performances, gravações em áudio e filmes, além de materiais de arquivo raramente expostos. Yoko Ono:O Jardim da Aprendizagem da Liberdade apresenta um abrangente panorama da multifacetada produção desta artista pioneira da arte conceptual e da performance. Tal como a artista que nos primeiros anos de sua extensa carreira viveu entre Nova Iorque, Tóquio e Londres, esta exposição também se vai estender por diferentes locais – pelo museu e parque de Serralves e pelas ruas da cidade do Porto.

Yoko Ono teve um papel precursor no desenvolvimento do conceptualismo, da arte performativa e do filme experimental a nível internacional. Ideias, mais do que materiais, são a principal componente do seu trabalho. Muitas dessas ideias são poéticas, absurdas e utópicas, enquanto outras são específicas e práticas. Algumas são transformadas em objetos, enquanto outras permanecem imateriais. Frequentemente, a obra reflete o sentido de humor da artista, bem como sua postura marcadamente socio-crítica.

O ponto de partida para muitos dos trabalhos expostos encontra-se nas suas Instructions [Instruções]: diretrizes orais ou escritas para os espectadores, que oferecem um conjunto de sugestões e atribuem ao público um papel muito mais ativo do que é geralmente esperado no mundo da arte. Ao longo do percurso, o espectador é encorajado por Yoko Ono a experienciar, a tocar e a movimentar objectos integrados nas peças, sendo mesmo desafiado a participar na obra — seja física ou mentalmente. Neste processo de “construção dialogante” a arquitetura do museu é também confrontada pela arquitetura que a artista concebeu nas suas Instructions [Instruções].

“O Jardim da Aprendizagem da Liberdade” de Yoko Ono estará patente até 15 de novembro no Museu de Arte Contemporânea de Serralves e Parque de Serralves, Porto, Portugal

 

 

aNOTÍCIA.pt