Braga promove formações gratuitas da Viola Braguesa

Depois de concluído do processo de certificação da Viola Braguesa, o Município de Braga vai agora promover o ensino deste típico instrumento Bracarense, através de formações gratuitas nas Juntas de Freguesia do Concelho. As primeiras formações iniciam-se já no mês de Julho, em São Victor e Maximinos.

Braga Viola Braguesa
Braga promove formações gratuitas da Viola Braguesa - ®DRBraga Viola Braguesa

Serão envolvidos dez monitores, sendo que, cada um deles terá a cargo dez alunos. O projecto prevê atingir 100 formandos até ao final do ano, havendo depois lugar a um concerto por formação. Dessa forma, serão dez concertos no final de cada formação e em cada Junta de Freguesia que acolha este projecto.

Valorizar e promover os produtos artesanais certificados

“Em boa hora o Município de Braga iniciou este objectivo de valorizar uma dimensão fundamental da nossa cultura popular que são os cordofones, particularmente o Cavaquinho e a Viola Braguesa. O processo de certificação da Viola Braguesa foi mais célere e, como entendemos que o património deve ser fruído e apropriado por todos. Temos que dar a conhecer este instrumento para que possa ser tocado nos mais diversos contextos”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga. O autarca espera que  “em articulação com as Juntas de Freguesia, com a comunidade educativa e com os agentes culturais”, o projecto venha a ser alargado a todo o Concelho.

A operacionalização deste projecto contribui para qualificar, valorizar e promover os produtos artesanais certificados como é o caso da Viola Braguesa.  Nesta sessão, foram entregues as Violas Braguesas aos primeiros cinco monitores já formados.

Por seu turno, o vereador Miguel Bandeira salientou facto da Viola Braguesa ser uma “expressão muito representativa do património imaterial de Braga. O seu ensino e aprendizagem são factores determinantes para a sua valorização”.

Viola Braguesa
Viola Braguesa – Formação em Braga – ®DR

Projeto

Este é um projecto financiado pelo Norte 2020 no âmbito do consórcio ‘Minho IN’ numa candidatura conjunta da CIM do Cávado, cuja implementação está a cargo da ADERE Minho. No âmbito do processo de promoção da Viola Braguesa, a Autarquia Bracarense apresentou uma candidatura ao Norte 2020 para o financiamento de acções de formação que podem ocorrer nas Juntas de Freguesia e/ou nas Escolas para o ensino da Viola Braguesa.

Viola Braguesa

A existência da Viola Braguesa, também designada de viola de Braga, surge documentada desde o século XVII. É o instrumento mais popular do Noroeste Português entre o Douro e Minho. Toca-se a solo ou no acompanhamento do canto em “Rusgas”, “Chulas” e “Desafios”. Como todas as Violas Portuguesas, a Braguesa pertence a um género musical exclusivamente lúdico e festivo e integra o mesmo tipo fundamental comum a todos os cordofones da família das “guitarras” espanholas e europeias, a que pertence.

A Viola Braguesa é um produto registado e certificado pelo Município de Braga em 2017.

 

 

aNOTÍCIA.pt